quinta-feira, novembro 21

Hospital Bom Jesus cria Comissão de Pele e Lesões para acolhimento de pacientes

A Comissão, de caráter holístico, visa um tratamento sistematizado e humanizado de pacientes com feridas complexas ou alto risco de lesões de pele

As lesões de pele são um problema de saúde que pode trazer graves consequências na qualidade de vida das pessoas. Diariamente, hospitais e unidades de pronto atendimento recebem pacientes com feridas complexas ou com alto risco para lesões de pele, entre eles diabéticos, portadores de insuficiências vasculares, lesão medular, neoplasias e outras enfermidades. Casos que demandam tempo de assistência e se mostram um verdadeiro desafio para a equipe de Enfermagem.

É comum que esses casos sejam atendidos em ambulatório para tratar especificamente da lesão, sem dispor de uma assistência sistematizada aos pacientes que abranja também a prevenção e encaminhamento deles para a continuidade da assistência necessária. Visando sanar este déficit e oferecer um cuidado humanizado e sistematizado, o Hospital Bom Jesus criou em junho deste ano a Comissão de Pele e Lesões.

Segundo o diretor técnico do Hospital Bom Jesus, Dr. Augusto Leão Bucar, a Comissão, de caráter multidisciplinar e multiprofissional, tem como finalidade estabelecer, divulgar e colocar em práticas os protocolos de prevenção e tratamento de feridas.


“Ela é formada por um conjunto de profissionais que vão realizar debates para estabelecer estratégias de prevenção e de abordagem terapêutica para todo paciente que estiver com uma lesão ou risco de desenvolvimento de lesão”, explica.

De acordo com o Dr. Augusto Leão Bucar, a Comissão visa auxiliar o tratamento do paciente de forma dinâmica, acompanhando a evolução com propostas terapêuticas científico-tecnológicas que atinjam os diversos aspectos da saúde: da nutrição, mobilidade, abordagem medicamentosa até a indicação adequada de cobertura.


“A nossa premissa é de que, para tratar uma lesão, você precisa ir muito além. É preciso identificar os fatores de risco, fazer uma abordagem além do curativo, mas medicamentosa, nutricional, fisioterapêutica. A partir desta abordagem multiprofissional é que a gente consegue uma progressão do quadro”, revela.

Nova perspectiva

Ao abordar o cuidado de forma holística, a Comissão de Pele e Lesões do Hospital Bom Jesus pretende oferecer ao paciente a possibilidade de mudança do estilo de vida e prática do autocuidado.

“O paciente não é só o portador de uma ferida, ele é uma pessoa. Muitas vezes, por trás de uma lesão de pele diabética, a gente tem uma alimentação descompensada, uma abordagem terapêutica que não está sendo eficaz. Por isso, a nossa intenção é trazer ao paciente não somente a melhora, mas o desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre a saúde dele, para ele sair de um período de encarar a lesão como sofrimento, mas como uma possibilidade de mudança de estilo de vida”, defende o diretor técnico do Hospital.

Ainda de acordo com o Dr. Augusto Leão Bucar, as atividades da Comissão de Pele e Lesões são voltadas para pacientes internados, mas com a possibilidade de treinamento matricial com as unidades da rede de atenção à Saúde de Águas Lindas.

“A partir de toda a integração entre a equipe, a gente vai conseguir realizar auditorias e treinamentos com base nas necessidades reais da nossa unidade. E, conforme estivermos estruturados, vamos fazer treinamento de matriciamento com as outras unidades de saúde de águas lindas, com equipe policlínica, unidades básicas de saúde, pra gente levar essa experiência e compartilhar este acúmulo científico com todos, tornando acessível e revolucionando a abordagem terapêutica para pessoas com lesão em Águas Lindas”, resume.

Fonte – Instituto Saúde e Cidadania – ISAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *