DF cria Centro de Operações de Emergência para enfrentar a varíola dos macacos

O Centro terá caráter temporário, durante a vigência da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, por um período de três mesesFoto: Agência Brasil


Na segunda-feira (1), a Secretaria de Saúde confirmou 38 casos de varíola dos macacos no DF. Além desses, outros 97 ainda estão em investigação e 12 foram descartados. E hoje, foi publicado no Diário Oficial (DODF) a portaria que visa a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) para enfrentar a doença.


Em 23 de maio deste ano, o Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações estratégicas de Vigilância em Saúde (CIESV) Nacional, ativou a Sala de Situação de Monkeypox, buscando orientar e monitorar a investigação dos casos detectados em todo o território nacional.


Há pouco mais de uma semana, no dia 23 de julho, a Organização Mundial da saúde (OMS) declarou à Monkeypox uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.


Atribuições
O COE-Monkeypox terá como atribuições analisar padrões de ocorrência, distribuição e confirmação dos casos suspeitos da doença ocorridos no DF; elaborar protocolos de vigilância, assistência e laboratório para o enfrentamento no âmbito do SUS, buscando o alinhamento dos mesmos com as diretrizes definidas em âmbito nacional; e recomendar ações que visem a capacitação dos servidores da SES-DF e das unidades privadas conveniadas ou não ao SUS.


Além disso, o Centro terá caráter consultivo e temporário, durante a vigência da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, por um período de três meses, que pode ser prorrogado após análise da situação epidemiológica da ocorrência da Monkleypox no DF. A participação no COE será considerada prestação de serviço público relevante, uma atividade não remunerada.
Fonte: Jornal de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias