sábado, dezembro 21

Novo centro cirúrgico amplia capacidade de atendimento em Águas Lindas de Goiás

Espaço deve realizar uma média de 36 cirurgias por mês. Primeira cirurgia já está agendada

Um dia histórico para a cidade de Águas Lindas. Após quase duas décadas o Hospital Bom Jesus ganhou um novo centro cirúrgico para procedimentos eletivos. A modernização da unidade faz parte do processo de melhorias da unidade hospitalar adotado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas e pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, Organização Social que faz a gestão compartilhada do hospital.

A solenidade para marcar a reativação do Centro Cirúrgico Dr. Ubiratan Carneiro da Silva, foi realizada nesta quinta-feira, 3 de março, e contou com a presença do prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, do vice-prefeito, Jorge Amaro, dentre outras autoridades.

“Podemos dizer que hoje é um momento emblemático para Águas Lindas porque nós estamos conseguindo reabrir o centro cirúrgico de um hospital, uma ala importantíssima, que irá salvar e preservar muitas vidas”, disse o prefeito Lucas Antonietti.

Ele ressaltou que como médico, o momento é de gratidão. “Agradeço a Deus por esta oportunidade de ser médico, e estar como prefeito, podendo entregar obras como essas, capazes de mudar a vida de uma população e de uma cidade”, enfatizou.

O secretário municipal de saúde, Rui Borges, destacou que a entrega do novo centro cirúrgico representa melhorias na saúde que o município estava esperando há décadas.

“Tenho muito orgulho de fazer parte e lutar junto com esta administração por essas conquistas tão significativas para o nosso município. Este centro estava há mais de 15 anos parado e nenhuma outra administração conseguiu viabilizar a retomada das cirurgias, e hoje, está sendo cumprido um compromisso de não dar só mais dignidade, mas principalmente saúde para nossa população”.

Homenagem
O nome do centro cirúrgico Dr. Ubiratan Carneiro da Silva, é uma homenagem ao médico pioneiro na cidade, ex-proprietário e responsável pela fundação do primeiro Hospital Bom Jesus no parque da Barragem, nome comum da cidade, antes de sua emancipação. O hospital que era particular, foi comprado pelo município na gestão 2005 a 2008 em parceria com o governo estadual.

Durante a cerimônia, Ana Paula Aires Carneiro, filha do médico homenageado, falou sobre a importância do acontecimento. “A construção deste hospital sempre foi um sonho do meu pai. Estamos muito felizes com essa homenagem”, disse.

Segurança e qualidade para os pacientes

No primeiro momento, o centro cirúrgico realizará os procedimentos de hérnia e de remoção da vesícula. A capacidade inicial do novo espaço é de realizar 36 cirurgias por mês em pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde de Águas Lindas.

“Para nós é uma honra reabrir o centro, depois de tantos anos. Nossa equipe está devidamente capacitada e empenhada, passou por todos os treinamentos e adotaremos os protocolos assistenciais que vão garantir segurança e qualidade humanizada aos pacientes. Em nome do ISAC podemos afirmar que estamos construindo uma saúde de qualidade humanizada tendo o paciente como centro do cuidado”, afirmou George Silva, diretor-geral do Hospital Bom Jesus.

A primeira cirurgia no novo centro cirúrgico está agendada para sexta-feira, 4, ás 7 horas da manhã.

Sobre o hospital

Com capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, o Hospital Bom Jesus é um dos principais equipamentos de saúde de Águas Lindas de Goiás e região.
Ele atende casos de baixa e média complexidades e oferta os serviços de internação e pronto atendimento de urgência e emergência para covid-19, Ortopedia e Clínica Médica.
O Hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo um modelo de governança assistencial que garante à população uma assistência humanizada, segura e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *