Adasa sedia pré-conferência internacional da Rede Global de Museus da Água em Brasília

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) sediou, nesta terça-feira (4/11), a abertura das atividades da pré-conferência da 6ª Conferência da Rede Global de Museus da Água (WAMU+NET). O encontro reuniu representantes de 40 países e marcou o início das ações preparatórias para o evento internacional, que tem como foco fortalecer a cultura da água e incentivar práticas de sustentabilidade por meio da arte, da ciência e da educação.

Brasília em destaque no cenário hídrico mundial

A programação começou com um city tour por pontos icônicos da capital federal e uma visita ao futuro local do Memorial Internacional da Água (MINA) — um projeto que visa posicionar Brasília como referência global em preservação e educação ambiental.

À noite, o Cine Brasília foi palco do Festival Internacional de Curtas “Vamos Falar Sobre Água”, iniciativa promovida pela Adasa em parceria com a Let’s Talk About Water (LTAW), UNESCO/IHP e WAMU+NET. O festival apresentou produções audiovisuais que discutem a importância da água para a vida, os desafios da gestão de recursos hídricos e o papel da sociedade na preservação dos ecossistemas.

Autoridades destacam impacto da iniciativa

Durante o evento, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, reforçou a importância da arte como ferramenta de conscientização e transformação social. Já o diretor executivo da rede WAMU+NET, Eriberto Eulisse, ressaltou o protagonismo de Brasília na construção de um espaço global de promoção da cultura da água com o futuro MINA.

O encontro contou ainda com a presença de autoridades e especialistas do setor, entre eles:

  • Larissa Rêgo e Cristiane Battiston, diretoras da Agência Nacional de Águas (ANA);
  • Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente do DF;
  • Luis Antônio Reis, presidente da Caesb;
  • Renato Santana, subsecretário da Sema;
  • Diretores da Adasa: Vinicius Benevides, Rogério Rosso, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo;
  • Equipes técnicas, superintendentes e servidores da Agência.

Programação segue até sexta-feira

A pré-conferência continua até sexta-feira (7/11), com uma agenda repleta de debates, painéis temáticos, mesas-redondas e atividades culturais. A iniciativa reforça o papel de Brasília como polo internacional na valorização dos recursos hídricos, promovendo conhecimento, inovação e políticas sustentáveis para o futuro.

Com informações da Redação do Site e Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias