
A Polícia Civil de São Paulo iniciou uma nova etapa da operação de recuperação de celulares roubados no estado. Cerca de mil notificações foram enviadas nesta semana a pessoas que estão em posse de aparelhos com restrição criminal, como parte do sistema SP Mobile, ferramenta da Secretaria de Segurança Pública voltada ao combate ao furto, roubo e receptação desses dispositivos.
Segundo o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do programa, o sistema vem sendo aprimorado para desarticular organizações criminosas e reduzir o comércio irregular de celulares. “O objetivo é entender o funcionamento do esquema e contribuir com a queda dos índices criminais”, destacou.
Os aparelhos foram identificados após cruzamento de boletins de ocorrência e dados das operadoras. Os usuários notificados têm três dias para comparecer a uma delegacia e comprovar a origem do celular ou entregá-lo espontaneamente. Quem não cumprir a intimação pode responder por receptação.
Resultados e conscientização
Desde sua implementação em todo o estado, o SP Mobile possibilitou a recuperação de mais de 11 mil celulares por meio de comparecimentos voluntários, fiscalizações e mandados judiciais contra pontos de revenda irregular.
A procura espontânea de pessoas que suspeitam da procedência do aparelho também tem aumentado, o que, segundo a Polícia Civil, demonstra maior conscientização da população.
Queda nos crimes
As ações do sistema contribuem para a redução de roubos e furtos de celulares em São Paulo. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 195,1 mil ocorrências, queda de 22% em relação ao mesmo período de 2022. Na capital, a redução foi de 13% no mesmo intervalo.


















