Caiado abre Campanha de Vacinação contra Aftosa e Raiva

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (05), em Ceres, da abertura oficial da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva. Até o dia 31 de maio, 11 milhões de animais devem ser imunizados conforme estabelecido na Portaria nº 192/2022 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), garantindo a sanidade dos rebanhos. “Peço que os produtores rurais se conscientizem sobre a importância das vacinas. Temos que cuidar para manter o controle”, salientou Caiado.

Nesta primeira etapa, a vacina bivalente contra a aftosa, na dosagem de 2 ml, deve ser aplicada em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses em todo território goiano. A próxima fase, que contemplará outras idades, ocorre no mês de novembro. Caiado espera que a imunização do penúltimo mês do ano seja a derradeira em Goiás. “Se não fosse a pandemia, já estaríamos livres”, explicou o chefe do Executivo estadual.

A partir do ano que vem, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal. Anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a suspensão da campanha faz parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no país. O último registrado em Goiás foi no ano de 1995. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre do vírus sem imunização até 2026.

Já a vacinação contra raiva continua sendo obrigatória, visto que 121 municípios goianos estão em situação de alto risco para a doença. A meta em 2022 é vacinar cerca de 6 milhões de animais. A ação abrange bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos de zero a 12 meses.

O prazo para declarar a vacinação do rebanho começou no último dia 1º de maio e segue até 7 de junho. Os pecuaristas precisam declarar todos os animais existentes nas propriedades, mesmo os não imunizados. O envio dessas informações é essencial para garantir o controle e a segurança da pecuária goiana.

“Goiás estará livre da aftosa sem precisar da vacinação. Muitos locais não buscam a carne de Goiás por causa da vacina. Isso abrirá novos mercados”, falou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago de Freitas Mendonça. “Era um anseio do governador que, em sua gestão, fosse concretizada a livre vacinação. Estamos de parabéns por termos um governador do ramo, que dá todo incentivo aos produtores”, enfatizou o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado.

Para o prefeito de Ceres, Edmario de Castro Barbosa, “credibilidade” é a palavra que define o governador. “Político sério, que não dá volta. Tem feito obras no município sem badalação. Para mim, é uma honra e motivo de orgulho estar ao seu lado”, direcionou ele a Caiado.  “Este estado maravilhoso vem crescendo cada dia mais com o trabalho do senhor, governador guerreiro, empreendedor e corajoso. Deixo nosso agradecimento pela parceria com o IF Goiano”, ressaltou o reitor substituto da entidade, sede do evento, Gilson Dourado.

Visita ao Imec
Ainda em Ceres, o governador Ronaldo Caiado conheceu as instalações do Instituto Médico e Ciências de Ceres (Imec), hospital privado que atua com foco na medicina de alta complexidade. A unidade, que passa por uma reestruturação, é conveniada ao Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e também atende especialidades via Sistema Único de Saúde (SUS). São 30 leitos, inclusive de UTI, e funcionamento 24 horas. As obras devem ficar prontas em 90 dias.

Foto: Cristiano Borges

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias