Em videoconferência, Lula pede a Trump retirada de tarifa extra sobre exportações do Brasil

Presidentes conversaram por 30 minutos; Planalto avalia diálogo como positivo para as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa de cerca de 30 minutos por videoconferência.
Durante o diálogo, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, medida que tem afetado diretamente a competitividade de setores exportadores do país.

De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação ocorreu por iniciativa de Trump, que propôs manter uma comunicação direta entre os dois líderes. Os presidentes chegaram, inclusive, a trocar números pessoais para facilitar o contato entre os governos.


Diálogo positivo e clima amistoso

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a conversa como “positiva” do ponto de vista econômico, destacando que o diálogo representa um avanço na tentativa de normalizar as relações comerciais entre os dois países.

“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, informou o Planalto.

Segundo o comunicado, Lula afirmou que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.


Pauta comercial e encaminhamentos

Durante a conversa, o presidente brasileiro destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.
Lula reforçou que a retirada da sobretaxa e o fim das restrições impostas a autoridades brasileiras são passos fundamentais para reaquecer o comércio bilateral e ampliar investimentos.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou o Planalto.

Os dois presidentes também manifestaram disposição em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e renovou o convite a Trump para participar da COP30, marcada para 2025, em Belém (PA).


Contexto econômico e diplomático

A solicitação de Lula ocorre em um momento de recomposição das relações econômicas do Brasil com países estratégicos. Desde 2023, o governo brasileiro tem buscado ampliar exportações e negociar a redução de barreiras comerciais impostas a produtos nacionais.
A sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos afeta principalmente setores como aço, alumínio, calçados, café e carnes processadas.

Analistas avaliam que a retomada do diálogo direto entre os dois presidentes pode representar um avanço nas negociações bilaterais, especialmente após a recente assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e países da EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio).

Com informações: Portal Blog da Cris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias