quarta-feira, fevereiro 5

Distrito Federal anuncia expansão do metrô com novas estações em Samambaia

EV

Expansão do metrô em Samambaia promete reduzir tempo de deslocamento e melhorar mobilidade no DF

A ampliação do metrô no Distrito Federal promete trazer benefícios significativos para os moradores de Samambaia e outras regiões atendidas pela rede. Com financiamento de R$ 444,5 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como parte do projeto Novo PAC, o trecho do metrô será expandido em 3,6 quilômetros, incluindo duas novas estações e melhorias na infraestrutura de acessibilidade.

Atualmente, a estagiária de comunicação Yasmin Lara Orilio Moreira, de 16 anos, leva cerca de uma hora para se deslocar do terminal de Samambaia até a estação 114 Sul. Com a expansão, esse trajeto será reduzido para aproximadamente 40 minutos. Yasmin está otimista com a mudança, mas ressalta a necessidade de medidas complementares, como o aumento do número de vagões.

“Com a ampliação, acredito que os trens ficarão mais lotados. Caso não tenha um aumento de trens no sentido Samambaia, é provável que aconteça superlotação diária. Fora isso, a mudança deve facilitar meu retorno para casa de ônibus”, afirma Yasmin.

A expansão será realizada em uma via semienterrada e contará com duas novas estações, localizadas próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Centro Olímpico. O projeto também inclui a construção de três viadutos com passagem para pedestres e quatro novas passarelas, promovendo maior acessibilidade.

Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o projeto vai além da mobilidade urbana. “A expansão do metrô eleva a oferta de transporte sobre trilhos, reduz congestionamentos, tempo de deslocamento, acidentes e emissões de poluentes, com uma redução estimada de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano. É uma melhoria na qualidade de vida da população do DF, compromisso do governo do presidente Lula”, afirmou em nota.

Com a ampliação, o metrô do DF, que atualmente transporta 160 mil passageiros por dia, passará a atender cerca de 9.840 usuários adicionais diariamente. A expectativa é que o projeto contribua para a diminuição dos desafios de mobilidade e garanta mais eficiência no transporte público da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *