Início da fase externa da obra do túnel vai liberar viaduto da Samdu

O viaduto da Avenida Samdu Sul, em Taguatinga, interditado devido às obras de construção do Túnel de Taguatinga, será liberado em agosto para o trânsito de todo tipo de veículo, segundo a Secretaria de Obras. Isso será possível graças ao início da fase externa da construção do túnel.

A etapa de concretagem está sendo concluída e a impermeabilização já conta com a devida proteção mecânica – o que permitirá a liberação do aterro da parte de cima do túnel | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, afirma que a etapa de concretagem do Túnel de Taguatinga está sendo concluída e a impermeabilização já conta com a devida proteção mecânica – o que permitirá a liberação do aterro da parte de cima do túnel. Ele acrescenta que foi iniciada a instalação das placas de revestimento das paredes.

“A liberação do viaduto da Avenida Samdu vai melhorar significativamente a mobilidade na cidade”Ezequias Pereira, administrador regional de Taguatinga

De acordo com o fiscal da Secretaria de Obras Antônio Carlos Ribeiro, o próximo passo na obra do Túnel de Taguatinga é a concretagem da laje intermediária. Ainda nesta semana, será iniciada a pintura antirraiz na parte externa, segundo o engenheiro Rodrigo Magalhães, da Trier, uma das empresas que trabalham no túnel. Essa pintura, à base de asfalto modificado com aditivos repelentes, forma uma película impermeável para inibir o crescimento de raízes nos revestimentos e estruturas.

20 mil veículos por dia

A Avenida Samdu foi interditada desde o início das obras. Durante o período de interdição foram criadas rotas alternativas, como: quem vai da Samdu Sul para a Norte, segue pela pista ao lado da Feira dos Importados, cruzando a Elmo Serejo e seguindo pela alça do viaduto. Aqueles que seguem para a Elmo Serejo passam pela via marginal do Centro e pelo novo acesso construído. Já quem faz o sentido contrário, seguindo para a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), faz o desvio seguindo pela pista de acesso à Avenida das Palmeiras.

Segundo o administrador de Taguatinga, Ezequias Pereira, transitam diariamente pela Avenida cerca de 20 mil veículos. “A liberação do viaduto da Samdu vai melhorar significativamente a mobilidade na cidade”, disse ele.

A Samdu tem sentido único. Corre paralelamente à Avenida Comercial. É uma das principais da cidade, possui três faixas, sem canteiro central, sendo uma pista estreita e reta. O termo “Samdu” vem do antigo “Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência” S.A.M.D.U, localizado no início da avenida e que deu origem ao nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias