Hemodiálise avança em São Gotardo 

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti visitou o serviço na última sexta-feira, 5/9

“Minha qualidade de vida melhorou consideravelmente”. É com esta satisfação que Luciene Meire de Oliveira, moradora de Tiros, no Alto Paranaíba, comemora o avanço no tratamento de hemodiálise que vem recebendo em São Gotardo há quase um ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o ano passado, nos últimos oito anos a paciente fazia três sessões semanais em Patos de Minas, precisando deslocar 660 quilômetros, quase três vezes mais que nos dias atuais. Agora, com o tratamento perto de casa, Oliveira diz que sai de casa após o almoço, dedica mais tempo às atividades e desfruta de uma vida mais plena.

Com o investimento estadual na ordem de R$ 1 milhão para a aquisição de 18 máquinas para o Centro de Hemodiálise em São Gotardo, o novo serviço realizou 1.218 sessões de hemodiálise em 2024. No primeiro quadrimestre de 2025, foram prestados 415 atendimentos especializados e 1.680 sessões de hemodiálise.

Na sexta-feira, 5/9, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou o Hospital em São Gotardo e o Hospital Municipal de Vazante. Ele destacou os avanços para o Noroeste. “São hospitais que receberam novos equipamentos repassados pelo Governo de Minas. E o nosso objetivo é levar para perto das pessoas os serviços de saúde”, disse Baccheretti.

Hospital Municipal de São Gotardo

Recentemente o Hospital Municipal de São Gotardo inaugurou 26 leitos – totalizando 61. Além de ofertar serviços de diagnóstico por imagem – como raios x, ultrassonografia, tomografia e mamografia, o Hospital realizou 433 cirurgias eletivas em 2023, 588 em 2024, e 278 nos primeiros quatro meses deste ano, pelo Opera Mais.

O município conta também com o aporte estadual no montante de quase R$ 6,9 milhões para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, fortalecendo a Rede de Urgência e Emergência.

Hospital Municipal Nossa Senhora da Lapa Vazante

Fundado há 50 anos, o Hospital Municipal de Vazante passa agora, de 40 para 52 leitos, saindo da classificação de hospital de pequeno para médio porte. A recente reforma proporcionou também a modernização da lavanderia, ampliação da farmácia e a sala de estabilização. Os novos aparelhos de raio x, ultrassonografia e vídeo-endoscopia foram comprados com recursos estaduais. Em breve, está previsto a entrega de um tomógrafo e uma sala para a realização de exames de colonoscopia e endoscopia.

“Muitas vezes temos uma fratura de dedo, uma fratura de braço, que antes precisava ir para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas, em breve, com o novo arco cirúrgico, o procedimento será feito aqui”, destacou o secretário de Estado de Saúde, exemplificando a melhoria dos serviços ofertados localmente pelo Hospital.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Hospital realizou 159 cirurgias eletivas – entre elas gastroenterológicas, ginecológicas, urológicas e vasculares – por meio do programa Opera Mais. O quantitativo deste ano deve superar 2023 e 2024, quando foram realizadas 438 e 444 cirurgias eletivas, respectivamente. 

Por Lilian Cunha

Foto: Lilian Cunha – Hemodiálise em São Gotardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias