domingo, dezembro 22

Prazo para matrículas na rede pública de ensino termina nesta terça (10)

Termina nesta terça-feira (10) o período para efetivação das matrículas para a rede pública de ensino do Distrito Federal em 2023. Estudantes ou responsáveis devem comparecer presencialmente à escola onde o aluno foi contemplado para garantir a vaga, portando a documentação necessária – modelos originais e cópias. O prazo também é válido para inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o resultado regular, com os nomes das escolas escolhidas pelos alunos, e listagem do EJA.

Para o ensino regular, prazo final de confirmação da matrícula vai até o dia 10; já no EJA, quem perder a data pode ser matricular até o dia 15  | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Veja, abaixo, os documentos necessários

→ RG, Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto do estudante
→ CPF do estudante
→ Registro Geral/Carteira de identidade ou CNH do responsável legal
→ CPF do responsável legal
→ Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar
→ Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição
→ Duas fotografias 3×4
→ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009
→ Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019
→ Número de Inscrição Social (NIS) do estudante
→ NIS do responsável legal pela matrícula.

Vagas remanescentes

“Todos os 29.881 novos alunos inscritos na educação regular têm vaga garantida na rede pública de ensino do DF”, assegura a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que reforça a importância de os pais ou os responsáveis comparecerem à unidade escolar na qual o estudante foi contemplado para efetivar a matrícula.

“Isso é muito importante para que o aluno não perca a vaga naquela determinada escola”, explica a gestora. Quem não confirmar a matrícula, lembra ela, perde a vaga na escola indicada e só terá nova oportunidade quando foram abertas as vagas remanescentes – aquelas que sobrarem depois do período regular da matrícula.

Remanejamento

Após verificar, na unidade de ensino em que estudou em 2022, se foi contemplado no remanejamento escolar, o estudante ou o responsável também precisa comparecer presencialmente à nova escola para fazer a matrícula até terça-feira (10) de janeiro, com toda a documentação exigida. 

O mesmo procedimento deve ser seguido por estudantes que passam de uma etapa para outra da educação básica e precisam mudar de escola. Nesse caso, o aluno deve verificar, na unidade de ensino em que estudou no ano passado, qual a nova escola para a qual foi selecionado, efetivando a matrícula também até o dia 10 deste mês. 

EJA

A lista dos novos estudantes da EJA está disponível neste link. No momento da efetivação de matrícula, os inscritos devem apresentar os modelos originais e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência e/ou do local de trabalho conforme o local indicado no ato da inscrição, Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar, além de duas fotos 3×4. 

Caso o estudante tenha menos de 18 anos, o responsável deverá apresentar seu RG e o CPF. Para essa modalidade de ensino, quem perdeu o período de inscrição poderá se matricular diretamente na secretaria da instituição de ensino desejada, impreterivelmente até o dia 15. 

*Com informações da Secretaria de Educação

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