O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta quinta-feira (9) que a tão aguardada reabertura do Autódromo Internacional de Brasília acontecerá no dia 30 de novembro, com uma corrida da Stock Car e entrada gratuita para o público.
Os ingressos serão distribuídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em formato ainda a ser definido, em parceria com o Banco de Brasília (BRB). O anúncio foi feito durante a cerimônia de criação da Secretaria da Juventude, no Palácio do Buriti, quando o governador convidou a população a participar da festa de reinauguração.
“No dia 30 de novembro, eu convido todos os jovens, vamos fazer a distribuição de ingressos para reinaugurar o nosso autódromo já com a corrida da Stock Car. Iremos lotar o Autódromo do Distrito Federal e, depois, para quem gosta de música baiana, teremos duas apresentações para relembrar a Micarê Candanga. Estamos preparando uma grande festa”, afirmou Ibaneis Rocha.
Obras em fase final
Fechado desde 2014, o Autódromo de Brasília passou por extensas reformas e modernizações. As obras já alcançaram 85% de avanço global, segundo relatório do BRB. Serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e consultoria técnica estão praticamente concluídos, e as equipes agora finalizam o paisagismo, sinalização e alambrados.
A nova estrutura foi pensada para atender aos padrões internacionais de segurança e qualidade, com melhorias nas áreas de escape, arquibancadas temporárias e infraestrutura de apoio.
Pista moderna e versátil
Projetado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da CBA, o circuito possui 5.384 metros de extensão, 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda) e três grandes retas, sendo a principal com 803 metros.
O traçado permite seis variações diferentes, adequadas para provas de carros, motos, arrancada e drift, o que promete transformar o espaço em um dos principais palcos do automobilismo nacional e internacional.
A pista conta ainda com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, camarotes e áreas VIPs, totalizando 15.592 m² de infraestrutura. A capacidade estimada é de até 100 mil pessoas por evento.
Mais do que automobilismo
Além da corrida da Stock Car, a reabertura também contará com shows musicais que relembrarão a tradicional Micarê Candanga, evento marcante na história cultural do Distrito Federal.
Com o novo autódromo, o governo busca impulsionar o turismo, o esporte e a economia local, consolidando Brasília como um dos principais centros de eventos automobilísticos e culturais do país.


















