O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) oferece, até sábado (13/8), emissão diária de carteiras de identidade à população de Taguatinga. O serviço faz parte de uma ação integrada na cidade, que possibilita ainda 240 outros tipos de agendamento.
Para solicitar o documento, é necessário levar a certidão original de nascimento ou de casamento. A ação será na Praça do Relógio, de 9h às 14h, e conta com 120 vagas para emissão do documento.
No DF, a primeira via da carteira de identidade é gratuita. Ou seja, mesmo que o cidadão tenha retirado o documento em outro estado da Federação, terá gratuidade no DF. A cobrança só será realizada em caso de outras vias do documento.
Para essa emissão da segunda via, o valor a ser pago será de R$ 42, salvo em casos de isenção. O pagamento deve ser feito no BRB – Agência nº 100, conta corrente nº 013.094-8, diretamente no caixa ou por meio de transferência eletrônica no terminal de autoatendimento, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FunPCDF).
A isenção de taxa de emissão é permitida nos seguintes casos:
- Deficientes, independentemente da faixa de renda;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade – uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo;
- Quem teve o documento roubado, desde que tenha sido instaurado inquérito policial após o registro da ocorrência;
- Idosos, quando for necessária a impressão da expressão “Maior de 65 anos”;
- Aqueles que tiveram a Carteira de Identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação.
- Caso o solicitante não tenha CPF, deve acessar previamente o site da Receita Federal ou procurar entidades credenciadas (agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios) para que seja providenciado o documento.