Ibaneis e Celina ampliam programa de acolhimento e reforçam compromisso com dignidade social no DF

Nova etapa da ação coordenada por Ibaneis e Celina acontece nesta terça (11) em vários pontos do Plano Piloto

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social | Foto: Divulgação/DF Legal

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue avançando com uma das iniciativas sociais mais importantes da atual gestão: o programa de acolhimento e assistência às pessoas em situação de rua, lançado pelo governador Ibaneis Rocha e pela vice-governadora Celina Leão.

A nova etapa da ação acontece nesta terça-feira (11), a partir das 9h, em 11 pontos do Plano Piloto, com o objetivo de oferecer atendimento humanizado, serviços públicos essenciais e novas oportunidades de reinserção social para quem mais precisa.

Coordenada pela Casa Civil do DF, a operação reúne uma força-tarefa composta por diversos órgãos, entre eles as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Justiça e Cidadania (Sejus) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), além da Codhab, Novacap, SLU, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

Cuidado com propósito

Mais do que retirar pessoas das ruas, o programa do GDF tem como foco restaurar a dignidade humana. Durante a ação, os participantes recebem atendimento em saúde, assistência social, orientação educacional e até apoio veterinário para seus animais. Também são oferecidos auxílios emergenciais, como o benefício de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel, vagas em abrigos, cursos de capacitação profissional, como o RenovaDF e cadastro em programas habitacionais.

A medida representa o olhar sensível de um governo que enxerga as pessoas por trás das estatísticas, e que acredita na transformação social através de oportunidades reais.

Ações com planejamento e respeito

Nos dias que antecederam a operação, as equipes do GDF realizaram abordagens sociais e mapeamento das famílias e indivíduos que serão atendidos, garantindo um processo cuidadoso e personalizado. Após o acolhimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas irregulares e o transporte dos pertences de forma organizada, preservando o direito dos cidadãos de retirar seus objetos posteriormente, caso desejem.

Locais da operação nesta terça (11) e quarta (12)

Os atendimentos ocorrerão nos seguintes pontos do Plano Piloto:

  • Setor Comercial Sul
  • 908 Norte
  • 909 Norte
  • 910 Norte (muro da Casa do Ceará)
  • 710/711 e 910/911 Norte
  • 705 Norte (próximo ao Bloco P)
  • SHS Quadra 2, Bloco B (prédio dos Correios)
  • SGAS 902 (próximo à Faculdade Mackenzie)
  • Eixão Sul, altura da 107/108
  • SQS 412 (em frente ao Bloco M)
  • SQS 311 (fundos do comércio)

Um governo que cuida

O programa de acolhimento é mais uma prova de que o GDF, sob a liderança de Ibaneis Rocha e Celina Leão, tem colocado o ser humano no centro das políticas públicas. Com ações que unem organização, empatia e resultados, o governo reforça seu compromisso de fazer do Distrito Federal um território de inclusão, solidariedade e dignidade para todos.

Com informações da Redação do Site e DF Legal / Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias