Evangélicos seguem crescendo em todo o Brasil, aponta estudo

Adoração (Foto: Lampos Aritonang/Unsplash)

Um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que o número de igrejas evangélicas no Brasil cresceu 228% em duas décadas, representando 70% dos estabelecimentos religiosos formalizados no país. Os dados de 2021 mostram que o Brasil possui 87,5 mil igrejas evangélicas com CNPJ, enquanto as paróquias católicas representam 11%. Em comparação, em 1998, as igrejas evangélicas eram 54,5% do total de templos no Brasil, somando 26,6 mil templos.

Segundo a economista Fernanda de Negri, pesquisadora coautora do estudo, a maioria das igrejas evangélicas são pentecostais e neopentecostais, com pequenas congregações de bairro formando a maior parte desses templos. A Igreja Universal do Reino de Deus, descrita como “uma empresa com diversas filiais”, possui 6.800 templos no país, representando 7,8% do total de igrejas registradas. A Igreja do Evangelho Quadrangular, uma das maiores denominações pentecostais, soma 5.000 templos.

O levantamento utilizou dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, considerando os CNPJs de “atividades de organizações religiosas”. Apesar de impreciso, o estudo permite uma compreensão realista do cenário, evidenciando que os católicos foram o grupo que menos cresceu de 1998 para cá, com um aumento de 63% no número de paróquias, enquanto as igrejas evangélicas registraram um aumento de 228,5%.

Com informações: Gospel prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias