Após atos de 8 de Janeiro, 141 seguem presos e 44 cumprem prisão domiciliar

Foto: Reprodução Internet

A maioria cumpre pena por crimes graves, como golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito

Dos mais de 1,4 mil presos em decorrência dos atos de 8 de janeiro de 2023 e de outros processos relacionados, 141 permanecem na cadeia e 44 estão em prisão domiciliar — parte destes com uso de tornozeleira eletrônica, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre os 141 que seguem presos, 112 já foram condenados por crimes como golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Os outros 29 estão em prisão preventiva aguardando julgamento, entre eles o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro.

Na data dos atos e no dia seguinte, 1.406 pessoas foram presas em flagrante. Após audiências de custódia, 942 tiveram a prisão preventiva mantida. A maioria já deixou a cadeia por ter cometido crimes menos graves, respondendo em liberdade ou após cumprir a pena.

No caso dos crimes menos graves, 552 investigados firmaram Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), assumindo os delitos e se comprometendo a cumprir condições como não reincidir, prestar serviços à comunidade e pagar multa de R$ 5 mil. Outros 359 foram condenados, mas já estão soltos, e 131 processos foram extintos após o cumprimento integral da pena.

Já entre os acusados de crimes mais graves — como golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público —, 279 foram condenados, com penas que chegam a 17 anos, dependendo do grau de envolvimento. Desses, 112 seguem presos em regime fechado.

Somando condenações por crimes menos graves (359) e mais graves (279), o total chega a 638 pessoas. Houve ainda dez absolvições e quase R$ 3 milhões arrecadados em multas, destinados à reparação dos danos causados.

Fonte: Portal Imparcial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias