EUA revogam vistos de autoridades brasileiras ligadas ao programa Mais Médicos

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (13/8), a revogação dos vistos de dois ex-integrantes do Ministério da Saúde do Brasil que participaram da implementação do programa Mais Médicos. A medida atinge Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, coordenador-geral da COP30.

Segundo o Departamento de Estado norte-americano, ambos, à época da criação do programa, utilizaram a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como intermediária para viabilizar a participação de médicos cubanos, o que, na avaliação dos EUA, teria driblado sanções impostas contra o regime de Cuba. A restrição também se estende a ex-funcionários da OPAS, impedindo-os de entrar em território norte-americano.

A ação foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que classificou o envio de médicos cubanos para outros países como um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano”. Filho de imigrantes cubanos, Rubio é conhecido por sua postura crítica ao governo de Havana.

De acordo com comunicado oficial, o governo brasileiro, por meio do programa, teria realizado pagamentos ao regime cubano sem repassar integralmente os valores aos profissionais de saúde, contrariando, segundo os EUA, requisitos constitucionais brasileiros e favorecendo a exploração dos médicos.

A decisão faz parte de uma série de sanções recentes adotadas por Washington. Mais cedo, o Departamento de Estado havia anunciado a revogação de vistos de autoridades de Cuba, países africanos e da ilha de Granada, em ações relacionadas a programas semelhantes.

Em julho, os EUA já haviam cancelado os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio ao julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias