Parlamentar enumerou as potencialidades de Goiás, citando as oportunidades turísticas nas áreas do ecoturismo, gastronomia, religioso e belezas naturais
Após retornar da missão internacional em que representou a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por meio da Comissão de Turismo, a deputada estadual Dra. Zeli (UB) usou a tribuna para repercutir sua experiência nos eventos. O pronunciamento foi realizado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 14, quando a parlamentar relatou sua ida às Feiras Internacionais de Turismo de Lisboa e Berlim, nas últimas duas semanas. Na conclusão de sua fala, Dra. Zeli afirmou que Goiás precisa de uma secretaria voltada ao setor, para expandir ainda mais suas potencialidades turísticas.
A deputada afirmou que a promoção do turismo em Portugal deveria inspirar o Estado de Goiás. “O país é do tamanho de Goiás: temos 7 milhões de habitantes, e eles têm 10 milhões. Ficamos impressionados como Portugal vende o que tem de melhor”, disse Dra. Zeli. E acrescentou: “Voltamos com as malas cheias de ideias. Podemos transformar nosso lindo e rico Estado do Goiás em um polo turístico, tanto de ecoturismo como dos turismos gastronômico, religioso e de belezas naturais”.
A parlamentar destacou que 30% do PIB português gira em torno da atividade, e se disse “impressionada com a dedicação” do presidente da Comissão de Turismo da Casa, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que também foi aos dois eventos.
Já na Alemanha, que a deputada foi também como intérprete da comitiva, por ser fluente em Alemão, ela disse ter ficado deslumbrada com a grandiosidade do evento. “É 100 vezes maior que a de Portugal”.
Dra. Zeli aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos profissionais da Goiás Turismo, por promover o Estado nesse evento, e também o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pelo comparecimento nas feiras.
A deputada disse, por fim, que “gostaria de contar com a ajuda de todos os deputados” para que atuem em prol do turismo goiano. “Já está passando da hora de criarmos uma Secretaria de Turismo em Goiás”, concluiu.