
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministro – (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14/10) que o Brasil não precisará adotar o horário de verão neste ano, garantindo que o país vive uma situação de “segurança energética completa e absoluta”. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico tem avaliado mensalmente o sistema e concluiu que, graças ao bom planejamento e ao índice de chuvas dos últimos anos, não há risco de falta de energia, mesmo após o apagão que afetou parte do país nesta semana.
O ministro ressaltou que o governo trabalha para diversificar a matriz energética, reduzindo a dependência das hidrelétricas e ampliando investimentos em usinas térmicas e energias renováveis. Ele também destacou o plano de armazenamento de energia em baterias, que permitirá guardar energia solar e eólica para uso em horários de pico.
“Vamos literalmente armazenar vento. O vento e o sol vão gerar energia disponível até às 22h”, explicou Silveira.
O ministro comparou o Brasil a países europeus que enfrentaram apagões por instabilidade nas energias renováveis e concluiu que o sistema brasileiro é robusto e bem planejado, tornando o horário de verão desnecessário neste momento.



















