Governos de Goiás e DF avançam em consórcio para transporte no Entorno

Protocolo de intenção deve ser assinado até o fim de setembro; União não participará da gestão compartilhada

Os governos de Goiás e do Distrito Federal, com anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estão construindo o Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (CIRME), voltado ao transporte semiurbano entre as duas unidades federativas.

A medida foi adotada após a União comunicar oficialmente, no final de agosto, que não participará da gestão compartilhada do transporte na região. Foi necessário refazer a proposta inicial e, desde então, Goiás e DF têm realizado reuniões semanais com a ANTT para definir os parâmetros do CIRME. A previsão é que o protocolo de intenções seja assinado até o fim deste mês.

O modelo em discussão tem como referência o sistema metropolitano de Goiânia, que adota governança compartilhada e subsídios aplicados tanto em investimentos quanto na manutenção da tarifa.

Pelo Distrito Federal, participam a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a SEMOB e a Secretaria Extraordinária do Entorno. Pelo governo de Goiás, estão envolvidos a Secretaria Geral de Governo, por meio da Subsecretaria de Transportes, e a Secretaria de Estado do Entorno do DF.

*Nota conjunta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias