Audiência debate o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, com foco na Vila Planalto

Foto: Silvio Abdon/CLDF

O professor da UnB, Frederico Flósculo Barreto, explica que o PPCUB é a gestão do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco

A Câmara Legislativa debateu o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), com foco na Vila Planalto, em audiência pública na tarde desta sexta-feira (11), no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

A mediadora do evento, deputada Júlia Lucy (União Brasil), considerou que o PPCUB, no que tange à Vila Planalto, merece reflexão especial uma vez que o local tem características distintas do restante do Plano Piloto, com vida econômica própria. De acordo com o PPCUB, a Vila Planalto é classificada como área de interesse cultural, o que significa, enfatizou Lucy, que se trata de um bem cultural tombado. 

Por outro lado, a parlamentar lamentou o fato de a minuta do PPCUB não especificar um plano de ocupação do Parque de Uso Múltiplo. “Solicitamos diversas vezes à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) esse plano de ocupação, uma vez que não há vedação de atividades econômicas em parque urbano”, disse.
 

Em resposta, a representante da Seduh, Patrícia Fleury, afirmou que seria “precipitado e incipiente” trazer na minuta do PPCUB a questão do parque porque não há levantamento completo das ocupações, mas garantiu que serão feitos estudos futuros sobre o assunto. Em outro ângulo, Fleury destacou que o PPCUB contemplou a demanda do segundo pavimento, além dos usos diversificados na Vila Planalto.

Por sua vez, a administradora do Plano Piloto, Ilca Teodoro, entende que o parque urbano da Vila Planalto não deva ser tratado no PPCUB, instrumento que “fornece diretrizes de como a cidade pretende se desenvolver e não entrar em minúcias” a fim de não atrasar a análise do próprio plano, ao lembrar ainda que há uma legislação específica local que trata de parques. Teodoro argumentou que o tombamento de Brasília não é arquitetônico, mas sim urbanístico, o que visa “preservar as características originais como plano piloto”. 

Desenvolvimento Humano

Para o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Frederico Flósculo Barreto, o PPCUB é a gestão de um título dado à cidade pela Unesco, a de Patrimônio Cultural da Humanidade, que vem com atraso de 35 anos. Desse modo, a pressa de agora ocorre em função desse atraso. Segundo o professor, as dimensões históricas e de memória não estão contempladas no PPCUB, instrumento que se restringiu à questão imobiliária e de uso do solo. “Preservação é desenvolvimento humano”, defendeu.

Na avaliação da prefeita do Setor Comercial Sul, Ligia Meirelles, “não há como destacar a ideia do desenvolvimento econômico da preservação histórica”. Para a prefeita, a Vila Planalto é uma cidade dentro de Brasília, com vida própria e importância histórica. Também endossou o valor histórico da Vila o diretor de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Saúde, Luiz Otávio Rodrigues. Já o representante do DF legal, Francisco Leitão, mencionou alguns problemas que têm ocorrido na Vila Planalto, como a grilagem de terra pública e o parcelamento ilegal do solo. 
 


Diversos comerciantes e moradores da Vila Planalto que participaram da audiência solicitaram, entre outros pleitos, a regulamentação das áreas para incrementar as atividades econômicas, além de maior segurança e preservação da cidade.

Ao término do encontro, Lucy sugeriu a criação de um grupo de trabalho para apresentar emendas ao PPCUB. Nesta quarta-feira (9), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus de Oliveira, explanou sobre o plano em visita à Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa.

Saiba mais:

Secretário da Seduh fala sobre prévia do PPCUB para membros da CAF

Franci Moraes – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias