sexta-feira, outubro 18

TSE divulga aplicativos que facilitam acesso aos serviços eleitorais

Com essas ferramentas, tanto eleitores quanto candidatos podem acessar, de maneira simples e ágil, informações essenciais sobre o processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca os aplicativos disponíveis para eleitores e candidatos nas Eleições Municipais de 2024, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Com essas ferramentas, tanto eleitores quanto candidatos podem acessar, de maneira simples e ágil, informações essenciais sobre o processo eleitoral.

Por meio de smartphones, tablets ou computadores, é possível consultar o local de votação, verificar dados do cadastro eleitoral, obter orientações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados, entre outros serviços. Além disso, há recursos que auxiliam na resolução de dúvidas, na conferência de dados e no envio de denúncias sobre práticas ilegais em campanhas eleitorais.

A poucos dias do 1º turno, marcado para 6 de outubro, o TSE incentiva a população a explorar esses aplicativos e canais online, garantindo assim um voto consciente e informado.

Conheça os aplicativos disponíveis:

e-Título:
O aplicativo oferece a versão digital do título de eleitor, permitindo acesso rápido a informações como zona e seção eleitoral, situação cadastral, além de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
Baixe o app: App Store e Google Play.

Pardal:
Permite denunciar propagandas eleitorais irregulares, com evidências anexas.
Baixe o app: App Store e Google Play.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade):
O Siade recebe denúncias de desinformação e conteúdos falsos. No site, qualquer pessoa pode registrar casos de circulação de notícias ou afirmações falsas sobre as eleições.
Acesse o Siade através deste link: https://www.tse.jus.br/eleicoes/sistema-de-alertas.

Mesário:
Criado para treinar e ajudar mesárias e mesários antes e durante as eleições, o aplicativo também oferece aulas online para capacitação.
Baixe o app: App Store e Google Play.

Boletim na Mão:
O app lê o QR Code no Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, permitindo que o eleitor tenha uma cópia digital do BU no celular ou tablet.
Baixe o app: App Store e Google Play.

Resultados:
Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo informa em tempo real a apuração e os resultados das eleições diretamente na tela do celular. Uma versão dessa ferramenta também está disponível no Portal do TSE.
Baixe o app: App Store e Google Play. (Cilas Gontijo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *