Faixa reversível: a única saída para o trânsito sem solução no Jardim Botânico

Centenas de carros enfrentam engarrafamentos quilométricos no Jardim Botânico, agravados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. A criação de uma faixa reversa de 6 km, da Papuda à Ponte JK, é a saída para desafogar o pico matinal e melhorar o trânsito na região.
Centenas de carros enfrentam engarrafamentos quilométricos no Jardim Botânico, agravados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. A criação de uma faixa reversa de 6 km, da Papuda à Ponte JK, é a saída para desafogar o pico matinal e melhorar o trânsito na região

A implantação da faixa exclusiva para ônibus no Jardim Botânico, que entrou em operação nesta quinta-feira (18), foi aprovada pelos milhares de usuários do transporte coletivo, especialmente os da cidade de São Sebastião.

A medida, segundo relatos de passageiros e motoristas, já proporciona maior fluidez no trânsito, reduzindo o tempo de viagem em rotas sobrecarregadas.

Embora louvável tal medida para priorizar o transporte público, por outro lado, resultou na redução significativa das vias de rolamento disponíveis para veículos particulares, intensificando os transtornos para milhares de motoristas que utilizam o eixo para acesso ao Jardim Botânico e áreas adjacentes.

Por causa desses feitos, o administrador da cidade Aderivaldo Cardoso anunciou uma segunda iniciativa que promete ampliar esses benefícios. Cardoso, anunciou a proposta de criação de uma faixa reversível de seis quilômetros na Via 001.

A medida conta com o apoio integral da Associação dos Condomínios e Empreendedores do Jardim Botânico- AJAB, que reiterou a medida junto ao Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal ( VEJA AQUI).

Segundo a proposta da Administração Regional, o trecho começaria no balão do Complexo Penitenciário da Papuda (DF-463) e se estenderia até o acesso à Ponte JK.

O pedido foi formalmente encaminhado ao secretário de Governo, José Humberto Pires, que debaterá o tema com os órgãos responsáveis pela política de mobilidade urbana do Distrito Federal (DF).

A projeto visa aumentar a capacidade de escoamento do tráfego durante o horário de pico matinal, que se intensificou com a introdução da faixa exclusiva para ônibus.

“A via ficou sobrecarregada, e essa faixa reversa funcionará como o trânsito reverso da Via Estrutural: no sentido da ida ao trabalho pela manhã e na volta à tarde. No nosso caso, porém, ela operaria apenas no período da manhã, priorizando o fluxo em direção ao Plano Piloto”, explicou Aderivaldo Cardoso.

O secretário Jose Humberto, encaminhou a proposta à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB/DF), ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) para análise técnica e viabilidade. (VEJA AQUI)

Especialistas em mobilidade consultados preliminarmente pelo Radar DF, destacam que, se aprovada, a medida poderia reduzir em até 30% os engarrafamentos na região, beneficiando cerca de 50 mil motoristas diários.

Fonte: Portal Radar DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias