“Uma edição que veio para mostrar à comunidade o fortalecimento e pertencimento da Escola de Línguas dentro de Valparaíso de Goiás”.
Em sete anos de história, mesmo sendo interrompidos pela pandemia, a Feira Cultural da Escola de Língua (EMLV) chegou a sua 5ª edição com um espaço adequado, segurança, estrutura e os alunos vivendo o momento da melhor forma possível. A ação foi realizada pela primeira vez no estacionamento do Shopping Sul.
Para a diretora da EMLV, Isabel do Santos, um dos maiores diferenciais desta edição é o envolvimento dos alunos. “Antes eles tinham um pouco medo, um receio de falar, agora não, você vai passar nos stands e eles vão estar apresentando tudo dentro do idioma. Então eles estão trazendo o que eles aprenderam dentro da sala de aula, para cá, para fora, para a comunidade”, destacou.
“O envolvimento dos alunos é sempre 100%, então a gente consegue envolver a comunidade escolar, os alunos, os professores e as famílias na preparação deste evento. Eu mesma vim aqui ontem à noite aqui no shopping e estava todo mundo empenhado, se preparando para oferecer o melhor para a nossa cidade”, reforçou a secretária de educação, Natássia Gadêlha.
A feira trouxe diversos stands com temáticas diferentes onde os visitantes puderam se imergir nos idiomas Inglês e Espanhol e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entre eles: “Art Gallery”, “Aloha”, “Hogwarts”, “Fútbol Hispano”, “Cine Hispano”, “Música Hispana”, “Libras e Estrelas” e “Surdos no Esporte”.
O evento também dispôs de um espaço para o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que apresentou a história dos surdos e realizou atividades interativas para o público. Sem contar as apresentações musicais de Libras, dança espanhola e canto em inglês.
Além de toda a grandiosidade da feira, o prefeito Pábio Mossoró revelou uma grande novidade: “Vamos abrir agora a nossa segunda unidade da Escola de Língua no bairro Céu Azul. E a próxima etapa é avançar com os cursos. Também estamos trabalhando para atender uma demanda muito grande, que é a implementação do curso de francês. Estou muito feliz de termos acreditado nesse projeto”.
A Escola de Línguas ainda terá uma agenda recheada no segundo semestre do ano com o Halloween, as festas hispânicas e o Dia do Surdo. “Tudo graças ao apoio maciço do Governo Municipal que entende que a educação é a base da nossa comunidade. Agradeço ao nosso prefeito, que não mede esforços para dar esse resultado que vocês estão vendo” concluiu a secretária de educação.