Governo de Minas e TV Conasems lançam série sobre serviços de saúde pública

Produção destaca os principais cuidados, programas e ações do SUS no estado

O Governo de Minas e a TV Conasems anunciaram, nesta terça-feira (17/6), uma parceria para divulgar as principais entregas, programas e políticas de saúde pública do estado. A série de 12 episódios vai mostrar como o SUS funciona em Minas e quais serviços e cuidados estão disponíveis à população.

A produção abordará temas como vacinação, prevenção de câncer (próstata, mama, colo e útero), atenção primária, assistência farmacêutica, política hospitalar, além de urgência e emergência. O conteúdo é voltado para usuários do SUS, profissionais e gestores de saúde e, além de ser transmitido pela TV Conasems, também será reproduzido nos televisores das unidades básicas de saúde de todo o estado.

“A proposta é levar informação de qualidade, mostrar os serviços disponíveis e fortalecer as políticas públicas em Minas. É uma forma de aproximar a população do SUS e valorizar quem faz a saúde acontecer no estado”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes.

O lançamento da série foi um dos destaques do terceiro dia do 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no Expominas, em Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, participou da mesa sobre financiamento do SUS, defendendo o fortalecimento das redes regionais e a descentralização dos recursos para maior eficiência.

“Cada território tem sua realidade. É preciso dar autonomia às regiões para reduzir desperdícios e melhorar a resolutividade dos serviços. A integração entre estados, municípios e governo federal é fundamental”, disse Baccheretti.

Ele também ressaltou a evolução dos investimentos em saúde. “Até 2021, Minas executava apenas o mínimo orçamentário, não o financeiro. Depois, passamos a cumprir ambos, triplicando os investimentos, de R$3,9 bilhões para mais de R$12 bilhões anuais”, completou.

Tecnologia como aliada da gestão em saúde

A transformação digital no SUS mineiro foi tema no congresso. O assessor-chefe de Tecnologia da Informação da SES-MG, Rafael Paiva, apresentou projetos que usam Inteligência Artificial (IA) para qualificar a gestão e melhorar os serviços.

Entre as iniciativas está o Cuidar na Hora Certa, que aplica IA na análise de dados do Sistema de Câncer (Siscan) para qualificar o controle e o financiamento da política pública na área oncológica.

“Hoje, conseguimos cruzar informações, identificar gargalos e gerar dados inteligentes que ajudam na tomada de decisão e na gestão financeira das políticas públicas, como o controle dos pagamentos relacionados ao cuidado oncológico”, explicou Paiva.

Ele também destacou o Alexus, um assistente virtual baseado em IA. “O Alexus será uma ferramenta para democratizar o acesso às informações de saúde. Vai atender população e profissionais da SES, trazendo dados, orientações e apoio à tomada de decisão”, acrescentou.

Durante o congresso, a SES-MG mantém um estande institucional para apresentar ações estratégicas e atender gestores e profissionais do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias