
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás deu mais um passo importante rumo à inovação na gestão pública e na promoção da cidadania. Nesta segunda-feira (20/10), foi inaugurada a Secretaria Municipal de Políticas Penais e Cidadania, que será coordenada por Francisco Sampaio, o “Sassá”, em parceria com a Polícia Penal do Estado de Goiás, comandada por Josimar Pires Nicolau.
O novo órgão tem como missão ampliar e qualificar o uso da mão de obra carcerária, que já vem sendo fundamental para os serviços de zeladoria urbana. A partir de agora, os reeducandos também irão atuar na reforma de escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos, o que deve garantir mais agilidade às obras e gerar economia para os cofres municipais.
Um exemplo prático da eficiência do projeto é a própria sede da nova secretaria, revitalizada em menos de 10 dias com o trabalho dos reeducandos — uma amostra da capacidade e do comprometimento das equipes envolvidas.

Durante a solenidade, o prefeito Marcus Vinícius destacou o caráter social e econômico da iniciativa.“Hoje temos 53 presos trabalhando para a nossa cidade, principalmente na parte de manutenção e zeladoria. Essa secretaria vem para estruturar e expandir esse trabalho, levando dignidade tanto para quem presta o serviço quanto para a população que é beneficiada”, afirmou o gestor.
O secretário Sassá reforçou o compromisso da nova pasta com resultados concretos:“A Secretaria veio para mostrar eficiência. Agora, teremos uma mão de obra carcerária profissionalizada. Com isso, as obras serão muito mais ágeis e rápidas. Como disse o prefeito, chegou o momento de reformar. A partir de agora, todo órgão público que precisar de reforma contará com um processo muito mais ágil”, ressaltou.
Com essa iniciativa, Valparaíso de Goiás se consolida como a maior frente de trabalho utilizando mão de obra de reeducandos no Estado, promovendo reinserção social, economia e eficiência administrativa — uma marca da gestão de Marcus Vinícius, que tem transformado o município em referência em políticas públicas inovadoras e humanizadas.


















