Em visita as escolas do setor rural de Brazlândia, Chapadinha, Bucanhão e escola da Torre, o deputado Iolando (MDB) anunciou a liberação de mais de seis milhões para a realização de pavimentação asfáltica das estradas, as quais dão acesso as unidades escolares. A obra beneficiará aos profissionais da educação, como também aos alunos dessas regiões rurais, que enfrentam as dificuldades peculiares de estradas rústicas como poeira ou lama, a depender da época climática. São setores afastadas dos centros urbanos e as estradas tem fluxo diário e são usadas por diversos veículos que circulam para produção local, além dos ônibus escolares. A notícia é boa aos moradores, pois traz muitas vantagens, além de ajudar a melhorar a eficiência do transporte, reduzindo o tempo de viagem e danos aos veículos, como no caso dos atoleiros, em tempos de chuva. Certamente proporcionará mais segurança e melhora a qualidade do ar.
O investimento é fruto de uma parceria entre o parlamentar e a senadora Damares Alves, (republicanos), juntos alocaram mais de 6 milhões de reais para pavimentar a DF-415. O asfaltamento compreende um trecho de quase sete quilômetros entre a BR-080, próximo a Unidade de Internação de Brazlândia (UIBRA), antigo Caje, passando pela Escola Classe do Bucanhão e até a Escola Classe da Torre.
De acordo com o deputado Iolando, a obra trará benefícios significativos à região. “O asfaltamento das estradas rurais permite um acesso mais seguro para professores e estudantes, reduzindo o tempo de deslocamento e proporcionando um ambiente mais confortável para o transporte escolar, pois na região tem duas escolas rurais com mais de 400 alunos. Além disso, facilita o acesso de profissionais, como médicos e assistentes sociais, pois na região funciona a Unidade Básica de Saúde (UBS-08)”, destacou Iolando.
As vantagens com esta obra também alcançam os produtores da região, fortalecendo ainda mais a agricultura local, que é dominante nesta área para o DF. A região da DF-415 faz parte do cinturão verde do Distrito Federal, onde há a concentração de muitos produtores, que escoam suas produções para as diversas partes do Distrito Federal, além de abastecerem a feira do produtor que acontece em Brazlândia todas as quintas-feiras e sábados. Ou seja, o benefício que este investimento trará para a região alcançará cerca de 15 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente. A previsão do início dos trabalhos é que comece ainda este ano.
Chapadinha – A estrada rural dá acesso a uma Escola Classe e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e deve ser a próxima a ser asfaltada pelo GDF. Segundo o deputado Iolando, os recursos já estão garantidos por meio de uma emenda parlamentar para o próximo ano.