Defesa de Bolsonaro nega fuga e afirma que rascunho de asilo à Argentina não passa de especulação

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou, nesta sexta-feira (22/8), explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rascunho de um pedido de asilo político à Argentina encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-mandatário. O prazo para manifestação havia sido estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes e se encerraria às 20h34.

O documento localizado pelos investigadores é um arquivo de texto em que Bolsonaro alega ser alvo de perseguição no Brasil “por motivos e por delitos essencialmente políticos”. No rascunho, ele também menciona medidas cautelares impostas pelo STF e cita os artigos 359-I e 359-M do Código Penal brasileiro.

“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares”, escreveu Bolsonaro no texto encontrado pela PF.

Diante da descoberta, Moraes determinou que a defesa do ex-presidente se pronunciasse em até 48 horas nos autos da ação penal.

Em resposta, os advogados de Bolsonaro argumentaram que o rascunho, datado de fevereiro de 2024, não pode ser considerado um indício de tentativa de fuga. “Seria necessário avisar à Polícia Federal, especialmente ao setor de inteligência, que o processo criminal que originou as cautelares foi proposto um ano depois e, desde então, o ex-presidente compareceu a todos os seus atos, inclusive estando em sua residência quando determinado o uso de tornozeleira por Vossa Excelência (Moraes)”, afirmou a defesa.

O episódio se soma a outros desdobramentos das investigações que miram o ex-presidente, atualmente alvo de diferentes processos no Supremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Brasil

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade