Mais de mil famílias recebem documento das casas a custo zero

Dona Divina recebe escritura a custo zero
Dona Divina, de Gouvelândia: sonho da casa própria realizado e escritura na mão (Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz)

O Goiás Social e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) alcançaram a marca de 1.022 escrituras de imóveis entregues dentro do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, conhecido como Casas a Custo Zero. O número foi atingido após os atendimentos realizados em Mairipotaba, que beneficiaram 30 famílias, e Gouvelândia, com outras 43.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a política habitacional goiana é referência no Brasil e parte fundamental no combate à pobreza.

“Goiás é o único estado do país em que a casa é faixa zero, ou seja, sem custo algum para o beneficiário. Aquelas famílias que realmente precisam passam a ter acesso à casa própria sem pagar nada, nem mesmo a escritura”, afirma.

Documento de casas a custo zero

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressalta que a entrega das escrituras consolida o compromisso do Governo de Goiás com a política de moradia a custo zero.

“A escrituração de um imóvel é um processo complexo e caro, composto por muitas etapas e que envolve diferentes entes, como os cartórios. A Agehab toma todas as providências para que o documento chegue gratuitamente às mãos do beneficiário”, explica.

Baldy destaca que um estudo realizado nos cartórios estimou que cada família gastaria, em média, R$ 14.499,00 para escriturar seu imóvel — valor que inclui averbação da construção, lavratura da escritura, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) e demais custas cartorárias.

“Considerando este valor multiplicado pelas 1.022 primeiras escrituras entregues, o Governo de Goiás garantiu uma economia total de R$ 14,8 milhões para as famílias”, contabiliza.

Entre as beneficiárias está a aposentada Divina dos Santos, de 74 anos, moradora de Gouvelândia. Ela se inscreveu no programa com ajuda do neto e, mesmo ficando inicialmente no cadastro reserva, não perdeu a esperança de conquistar a casa própria.

“Estou feliz demais com a minha casa, graças a Deus, e agora mais ainda, com a escritura na mão”, comemora.

Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias