Enquanto o mundo combate o tráfico, Lula culpa usuários e “vitimiza” criminosos

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em mais uma fala controversa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a causar indignação nesta sexta-feira (24/10), ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários também”. A declaração foi dada durante entrevista na Indonésia, enquanto comentava ações do ex-presidente norte-americano Donald Trump contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela.

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula, ao tentar justificar que o combate às drogas deveria começar pelos consumidores.

A fala, no entanto, soou como uma inversão de valores. Em vez de reforçar a necessidade de combater o crime organizado, o presidente acabou passando pano para quem lucra com o vício e a destruição de famílias.

Lula ainda criticou a postura firme de Trump, que declarou que pretende “eliminar” traficantes que levam drogas para os Estados Unidos:

“Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender, julgar e punir conforme a lei”, rebateu o petista.

A repercussão foi imediata. Nas redes, internautas questionaram a fala presidencial e ironizaram: “No Brasil, até traficante vira vítima quando o Lula fala.”

Enquanto outros países endurecem o combate ao tráfico, Lula parece preferir relativizar o crime e colocar no mesmo patamar quem vende destruição e quem luta para proteger suas famílias dela.

Jornalista: Cida Frausino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias