
A população de Ceilândia começou a receber, nesta quinta-feira (23), uma importante ação de saúde que promete agilizar diagnósticos e ampliar o acesso a exames e consultas especializadas. A carreta itinerante da saúde, instalada em frente ao pronto-socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), já está em funcionamento e atenderá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Ministério da Saúde (MS), a estrutura móvel oferece um atendimento completo voltado principalmente para a saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa. No local, são realizadas consultas ginecológicas, mamografias e ultrassonografias, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou que a iniciativa vai proporcionar mais agilidade e cuidado no atendimento às mulheres em investigação de doenças oncológicas.
“Quando uma mamografia indica suspeita de câncer, o paciente já é inserido no fluxo de regulação e consegue avançar mais rápido no atendimento. Nosso objetivo é garantir mais celeridade e qualidade no diagnóstico”, afirmou.
Estrutura moderna e humanizada
A carreta conta com ambiente climatizado, sala de espera externa com capacidade para 60 pessoas, bebedouro, sala de acolhimento, central de esterilização e espaço para pequenos procedimentos. Todo o ambiente foi pensado para oferecer conforto e segurança às pacientes.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. Durante os 30 dias de permanência em Ceilândia, a expectativa é atender cerca de 60 pessoas por dia, priorizando pacientes que estão na fila de regulação do DF, conforme critérios de gravidade e tempo de espera.
Programa “Agora tem Especialistas”
A ação faz parte do programa “Agora tem Especialistas”, lançado pelo Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados em todo o país. Segundo o ministro Alexandre Padilha, outras carretas já estão sendo preparadas para oferecer novos serviços, como tomografias, radiografias e cirurgias oftalmológicas.
“Nosso objetivo é levar atendimento especializado a todas as regiões do Brasil, especialmente onde há maior carência de serviços”, explicou o ministro.
Ao todo, o programa prevê 150 carretas em circulação até 2026, percorrendo estados como Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, São Paulo e Tocantins, levando saúde e esperança para milhares de brasileiros.
Com informações da redação do Site e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)


















