Mulheres em situação de vulnerabilidade social recebem atendimento odontológico gratuito em Planaltina

Expectativa é atender 7 mil pacientes até o fim deste ano; iniciativa já passou por Paranoá, Itapoã e Sobradinho II

Por: Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília  | Edição: Chico Neto

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos iniciou atendimentos em Planaltina, oferecendo, desde a última segunda-feira (18), serviços odontológicos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente em Planaltina, projeto já beneficiou milhares de pacientes em outras regiões administrativas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A iniciativa, fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (Ibsaúde), dispõe de estrutura itinerante com consultórios odontológicos equipados para procedimentos que incluem limpezas, restaurações, tratamentos de canal e próteses dentárias.

Antes de chegar a Planaltina, o projeto já beneficiou milhares de pacientes em diversas regiões administrativas, como o Paranoá, onde foram registrados 4 mil procedimentos e 750 atendimentos; Itapoã, com 1.014 atendimentos e 7.933 procedimentos; e Sobradinho II, com 1.473 atendimentos e 9.558 procedimentos.

https://youtube.com/watch?v=uj7uLnwvF5A%3Frel%3D0


Em Planaltina, a meta é atender 1,5 mil mulheres até dezembro, em estrutura montada ao lado da administração da cidade. A unidade móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A expectativa, até o fim do ano, é alcançar 7 mil atendimentos com 19 mil procedimentos.

Para participar, as interessadas devem comparecer ao local onde está montada a estrutura, ao lado da Administração Regional de Planaltina, às segundas-feiras, das 9h às 16h. É necessário residir no Distrito Federal, estar inscrita no CadÚnico e apresentar RG, CPF e cartão do SUS.

Para o subsecretário de Parcerias e Convênios da Secretaria de Saúde, Samuel Barbosa dos Santos Junior, o projeto vai além dos procedimentos. “Saúde não se limita à ausência de doença. Envolve dignidade, socialização, autoestima e a possibilidade de reconstruir a vida. Em Planaltina, onde tantas mulheres enfrentam as marcas da violência doméstica, ações como do Restaurando Sorrisos representam cuidado integral e inclusão, devolvendo confiança e esperança para que cada uma possa retomar sua trajetória com mais autonomia e qualidade de vida”, afirma.

Dignidade e autoestima

Terezinha dos Santos, técnica de enfermagem: “Temos uma quantidade enorme de mulheres em Planaltina que necessitam desse atendimento. Que cada uma saia daqui com o sorriso perfeito, cheio de alegria e saúde”

A técnica de enfermagem Terezinha de Jesus Soares dos Santos foi atendida e comemora a chegada do projeto. “A comunidade precisa”, avaliou. “Temos uma quantidade enorme de mulheres em Planaltina que necessitam desse atendimento. Que cada uma saia daqui com o sorriso perfeito, cheio de alegria e saúde.”

Responsável pelo atendimento, a dentista Andreia Oliveira pontua: “As pacientes saem daqui com mais autoestima. É gratificante, não tem coisa melhor que o sorriso e o olhar delas”

A equipe multiprofissional é composta por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares e assistentes sociais, garantindo cuidado integral às pacientes. Segundo a dentista Andreia Oliveira, responsável pelo atendimento, a experiência é transformadora. “Trabalhar em projeto é bem diferente de trabalhar em consultório”, apontou. “Entregar esse serviço vai muito além da odontologia. As pacientes saem daqui com mais autoestima. É gratificante, não tem coisa melhor que o sorriso e o olhar delas”.

Hosanira Araújo gostou do atendimento: “Estou muito feliz, vou sair daqui com um sorriso novo, outra pessoa”

A paciente Hosanira Lopes de Araújo confirmou o impacto da iniciativa: “Fui muito bem-atendida pela doutora Adriele, que trabalha com muito carinho. Vim colocar uma prótese, e ela fez também uma restauração. Estou muito feliz, vou sair daqui com um sorriso novo, outra pessoa”.

Procura grande

Segundo a técnica de saúde bucal Evelyn Dantas, responsável pela organização dos atendimentos, a procura tem sido intensa. “São atendidas entre 40 e 50 pacientes por dia”, contabilizou. “Todo material é fornecido sem custo nenhum. Nós acolhemos as mulheres e fazemos de tudo, não só o atendimento odontológico. Damos carinho e atenção.”

De acordo com o vice-presidente do Ibsaúde, Vinícius Medeiros, a proposta vai além da reabilitação odontológica. “Nosso propósito é ajudar na recuperação da autoestima, da dignidade e do equilíbrio”, enfatizou.

Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos

→ Local: ao lado da Administração Regional de Planaltina
→ Período: até o início de dezembro
→ Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
→ Inscrições: somente às segundas-feiras, das 9h às 16h
→ Público: mulheres inscritas no CadÚnico, moradoras do DF, com RG, CPF e cartão do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias