São Paulo lidera mudança e retira baliza da prova da CNH; outros estados seguem decisão

Baliza — Foto: Governo do MS

As regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuam passando por mudanças em todo o país. Depois da aprovação do fim da obrigatoriedade da autoescola, agora é a vez da prova prática sofrer alterações importantes — e a principal delas envolve a tradicional baliza.

A manobra de estacionar em vaga paralela deixou de ser obrigatória no exame prático em alguns estados. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já confirmou o fim da baliza no Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, a mudança deve ser implementada em breve. Segundo o Ministério dos Transportes, a baliza não é mais obrigatória no Brasil e não pode mais ser cobrada nas provas práticas.

Apesar disso, Acre, Bahia, Paraíba, Rondônia e Sergipe informaram que continuarão exigindo a manobra por enquanto. Já o Detran do Rio de Janeiro afirmou que seguirá futuras determinações. Como o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular ainda não foi publicado, cada estado pode definir suas próprias normas temporariamente.

Nos estados que já retiraram a baliza, o exame prático passa a ser realizado exclusivamente em percurso, com acompanhamento do examinador. Permanecem na avaliação itens como conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, parada em local permitido e condução segura no trânsito.

Outras mudanças também foram anunciadas. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a prova terá duração mínima de 10 minutos e exigirá a realização de conversões, estacionamentos laterais, percurso em linha reta e retornos. O exame segue sendo aplicado em vias públicas e, em cidades com mais de um bairro autorizado, o local será definido por sorteio.

Outra alteração significativa é o aumento do limite de pontos que podem ser perdidos. Antes, o candidato poderia perder até 3 pontos. Com a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o limite pode chegar a até 10 pontos, dependendo da regra adotada pelo Detran. A pontuação agora segue a classificação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): infrações leves (1 ponto), médias (2), graves (4) e gravíssimas (6).

Além disso, a obrigatoriedade de veículos com câmbio manual será eliminada a partir de 2026. Alguns estados, como São Paulo, já permitem a realização do exame com carro automático. O teste poderá ser interrompido caso o candidato demonstre incapacidade técnica ou instabilidade emocional, mas não haverá limite de tentativas para aprovação. Inclusive, a segunda tentativa poderá ser agendada no mesmo dia, sem cobrança de taxa adicional.

Como nem todas as mudanças já estão em vigor em todos os estados, a recomendação é consultar o Detran local para verificar quais regras já estão sendo aplicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias