Governo de Minas lança formação gratuita para educadores com foco em sustentabilidade e inclusão

Curso foi apresentado em live na tarde desta quarta-feira (26/2) e é voltado para professores da rede pública estadual

Secretaria de Educação de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aderiu a um dos maiores programas educacionais do país voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas, oferecerá capacitação gratuita para mais de 150 mil professores da rede pública estadual. 

Apresentada em live na tarde de quarta-feira (26/2), a iniciativa visa fortalecer práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade, inclusão e redução das desigualdades. Realizada pela Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS) Projetos e patrocinada pela Áster Máquinas, reconhecida por suas práticas sustentáveis e certificações ESG, a formação atende às diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), integrando esses temas ao ensino básico.

Durante o evento, a superintendente da Escola de Formação, Graziela Trindade, destacou a relevância do curso para os profissionais do estado. “Esse projeto não busca apenas alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo Referência de Minas Gerais, mas também fortalece o papel dos educadores como agentes de mudança na construção de um futuro sustentável”. 

“O lançamento do Global Goals Educa em nosso estado é um passo importante para uma educação transformadora, capacitando professores e profissionais da educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, complementou Graziela. 

Inscrições 

O curso é voltado para professores da educação básica, das redes públicas e privadas e as inscrições  são gratuitas e podem ser feitas neste link até o dia 28/2 para a primeira turma e, no período de 15/3 a 15/4 para a segunda. 

Capacitação com impacto social

A metodologia do curso é dividida em módulos teóricos e práticos, com aulas online ao vivo e gravadas, totalizando 60 horas. Além do aprendizado teórico com especialistas, os participantes desenvolverão projetos aplicáveis à realidade escolar, promovendo a transformação social dentro das comunidades onde atuam. 

O corpo docente inclui especialistas em educação ambiental, gestão de projetos e comunicação não violenta, como o professor Eduardo Farah, doutor em Direito pela USP. Além disso, o ator e empresário Luigi Baricelli será o embaixador do projeto, contribuindo para ampliar sua visibilidade e engajamento dos professores.

Eventos e certificação

Os interessados poderão participar de mais um evento virtual para conhecer sobre o programa e tirar dúvidas, no dia 10/04 às 16h, pelo canal do YouTube do Estúdio Educação. Ao final do curso, os professores que concluírem todas as etapas receberão um certificado de participação. As inscrições estão abertas até 7/3 para a primeira turma e 17/4 para a segunda turma e podem ser feitas gratuitamente 

Com essa iniciativa, Minas Gerais reafirma seu compromisso com a educação transformadora, capacitando educadores a serem agentes de mudança e impacto positivo dentro e fora da sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias