Estudantes de Formosa brilham na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Cepi Professora Izabel Christina soma mais de 1.200 medalhas em olimpíadas científicas e segue como referência no ensino público goiano

Estudantes do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa (GO), participaram nesta quarta-feira (22/10) da cerimônia de premiação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília (DF). A equipe, composta por seis alunos e dois professores, representou o Estado de Goiás na entrega de medalhas do Programa Caça Asteroides e da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSat).

A escola, referência em competições científicas, marcou presença pelo quarto ano consecutivo no evento, e recebeu 120 medalhas por sua participação no Programa Caça Asteroides.

Desde 2022, o Cepi participa do programa, com 12 asteroides já detectados e confirmados. Em 2025, outros 16 asteroides preliminares aguardam confirmação. Com essas conquistas, o Cepi Professora Izabel Christina acumula 1.246 premiações em olimpíadas científicas.

Outro destaque foi o estudante Victor Muryel Spíndola Fernandes, do 9º ano, que conquistou medalha de ouro na etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSat). Na categoria NT5, apenas 14 medalhas de ouro foram concedidas em todo o país — e Victor foi o único estudante de escola pública de Goiás a alcançar o feito.

O professor Arlley Kacyo, que atua nas áreas de Matemática, divulgação científica e astronomia, ressaltou o impacto pedagógico da participação em projetos dessa natureza.
“Essas experiências vão além do aprendizado teórico. Os alunos vivenciam a ciência na prática, desenvolvem raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade e aprendem a lidar com desafios. Em projetos como o Caça Asteroides, eles têm a chance de contribuir com descobertas reais e de serem reconhecidos nacional e internacionalmente”, explicou o educador.

O secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, parabenizou os estudantes e destacou o papel da educação científica como instrumento de transformação social.
“Quando uma escola pública do Entorno alcança esse nível de excelência, ela mostra o poder que a educação tem de abrir horizontes e gerar oportunidades. Investir em ciência, tecnologia e iniciação científica é investir em um futuro melhor para nossos jovens e para todo o Estado de Goiás”, afirmou.

Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias