Celina Leão mantém vantagem e lidera cenário para o GDF, aponta Ipespe

Foto: Redes Sociais

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na liderança da disputa pelo Governo do DF, com 28% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), realizada entre os dias 27 e 29 de outubro.

O levantamento mostra Celina com o dobro de votos do segundo colocado, o ex-governador José Roberto Arruda, que registra 14%. Mesmo apontado na pesquisa, Arruda segue inelegível, conforme decisão mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada a processos da Operação Caixa de Pandora, o que o impede de disputar cargos eletivos.

Em seguida aparecem Leandro Grass (PT), presidente do Iphan, com 12%, e o deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 10%. Já o senador Izalci Lucas (PL) e o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli (PSB), somam 4% cada.

No cenário sem Arruda, Celina sobe para 29%, enquanto Linhares alcança 12% e Grass, 13%, com indecisos, brancos e nulos em 28%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada por telefone com 800 eleitores do Distrito Federal com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

Celina Leão mantém vantagem e reforça histórico na gestão

Celina Leão, que assumiu interinamente o Governo do Distrito Federal em períodos durante a gestão Ibaneis Rocha, tem ampliado sua presença política e governamental. Entre ações destacadas como vice-governadora e governadora em exercício, estão:

  • Liderança nas ações de segurança pública e apoio ao Consórcio da Paz, articulando cooperação entre estados no combate ao crime organizado
  • Atuação direta na reorganização administrativa pós-8 de janeiro, assegurando a continuidade dos serviços públicos no DF
  • Apoio à ampliação de programas sociais e de desenvolvimento urbano em parceria com o GDF
  • Defesa da pauta feminina e políticas de proteção à mulher, com articulações para ampliar programas de acolhimento e qualificação profissional

A liderança de Celina reflete, segundo analistas políticos, sua crescente credibilidade institucional e visibilidade administrativa.

Cenário eleitoral mostra disputa aberta, mas com vantagem consolidada

Faltando menos de um ano para o início oficial da campanha de 2026, o cenário mostra Celina em posição confortável, com boa vantagem sobre os demais concorrentes e apoio significativo entre homens e eleitores evangélicos, segundo estratificação da pesquisa

CONFIRA A PESQUISA!

Folha Evangélica continuará acompanhando as projeções e cenários eleitorais no Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias