Rua São José de Anchieta recebe anuência de moradores do Paranoá Parque

O deputado João Cardoso, autor da audiência pública, explicou que a mudança é uma reivindicação da comunidade local, que reside nas proximidades da paróquia com mesmo nome

O deputado João Cardoso, autor da audiência pública, explicou que a mudança é uma reivindicação da comunidade local, que reside nas proximidades da paróquia com mesmo nome

Participantes de audiência pública da Câmara Legislativa, na tarde desta segunda-feira (4) no plenário, apoiaram a mudança de nomenclatura da Rua Felipe Silva para Rua São José de Anchieta, na região administrativa do Paranoá. O deputado João Cardoso (Avante) é autor do Projeto de Lei 802/2019, que altera a denominação da via. 

O parlamentar explicou que a mudança é uma reivindicação da comunidade local, que reside nas proximidades da paróquia com mesmo nome, localizada às margens da via em frente à quadra 4 do Paranoá Parque.

Para Cardoso, trata-se de uma justa homenagem a José de Anchieta (1534-1597). Ele narrou a história do jesuíta, que nasceu no arquipélago das Canárias (Espanha) e faleceu no Brasil, na cidade hoje denominada Anchieta (ES). “Esse inesquecível padre jesuíta ficou conhecido como o ‘apóstolo do Brasil’ por sua atuação no País”, afirmou.
Da paróquia Santa Maria dos Pobres, o pároco Miguel Porres Prieto, também espanhol, ressaltou a relevância histórica de José Anchieta, um “humanista cristão do renascimento”. Prieto lembrou que Anchieta foi educado em Coimbra e era uma pessoa erudita, um filósofo, poeta, escritor, dramaturgo e teólogo, com várias facetas.
 

O pároco associou Anchieta, o santo da devoção, à região do Paranoá Parque, ao frisar a importância de a rua levar o nome do jesuíta, “como uma profecia, de um grande santo que protege”. 

Do mesmo modo, o vigário da Paróquia Maria Imaculada, Everton Silva, destacou que “a rua dedicada ao santo jesuíta é uma importante referência e identificação”, ao citar que há uma relíquia doada pelos jesuítas, em Roma, aos paroquianos.

O morador do Paranoá Parque, Rosival Santos, considerou que a pequena capela São José de Anchieta e, agora, a rua com mesmo nome são referências na comunidade, que representam “a presença de Deus no coração do povo”.

Também morador da área, Albemir Araújo reforçou que a capela e o nome da rua são pleitos comunitários, sendo que a nova nomenclatura vai auxiliar na localização da capela.
 


Por sua vez, a síndica da quadra 3 do Paranoá Parque, Priscila Braga, disse que, assim como José de Anchieta, ela é catequista, e a alteração do nome é um “benefício” para a comunidade. Moradores da região aproveitaram o encontro para fazer diversas demandas, como reivindicar iluminação de LED. 

Legislação

De acordo com a legislação local (Lei nº 4.052/2007), a alteração de nomes de logradouros e monumentos públicos deve ser ratificada pela população, consultada mediante audiência pública. O evento de hoje foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e Youtube, com tradução simultânea em Libras.

Franci Moraes – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias