segunda-feira, dezembro 23

Sofre de dores na mandíbula? Veja alimentos que devem ser evitados

Dor de dente - ATM

Queixas frequentes de dor de cabeça podem estar relacionadas a problemas na mandíbula. Se você também sente estalos ao abrir a boca e um incômodo na região de encaixe da arcada dentária, chamada de articulação temporomandibular (ATM), o diagnóstico provável é de disfunção temporomandibular (DTM).

O problema é causado, geralmente, por traumas ou fatores emocionais – como estresse e ansiedade, que levam a tensão muscular a ser aplicada na região e ao bruxismo (ranger dos dentes).

De acordo com o cirurgião dentista Érico Vlasic Campello, do Hospital Cema, a alimentação pode ter relação direta com a dor na ATM. Os alimentos que têm carga glicêmica elevada, como pão francês, arroz branco e alguns cereais, tendem a piorar as respostas inflamatórias do organismo e, consequentemente, agravar as dores da ATM.

A ansiedade é uma espécie de condição psíquica caracterizada por preocupação constante e excessiva de que algo negativo possa acontecer. Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é, ainda, uma sensação difusa de desconforto carregado por sentimento frequente de apreensão que pode desencadear transtornos

Problema vem da infância

O profissional explica que o processo se inicia ainda na infância, durante a introdução de alimentos na dieta do bebê. Os pais devem investir em uma dieta diversificada, com alimentos não processados, integrais e fibrosos – verduras, legumes e oleaginosas. Além de saudáveis, eles possuem nutrientes anti-inflamatórios.

“É nesse período que a criança desenvolve boa parte da musculatura orofacial e fortalece os dentes, que estão em processo de crescimento. A mastigação, a deglutição e o controle da respiração durante o ato de comer são fundamentais para esse desenvolvimento”, afirma Campello.

Atenção aos hábitos

Além da alimentação, pessoas que têm distúrbios na ATM devem ficar atentas a hábitos que prejudicam a condição, como roer as unhas, mascar chiclete ou objetos duros, morder os lábios, apoiar o queixo na mão ou apertar os dentes intencionalmente ou sem querer.

O problema pode ser solucionado com o uso de placas de mordida, fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e a ansiedade. Alguns pacientes também podem ter indicação para terapia a laser e cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *