Após 109 dias sem chuva, volume de água no Descoberto cai a 62,6%

Mesmo com o nível baixo, a Adasa garante que não há risco de desabastecimento no DF. Não há previsão de chuva na capital federal

Tony Winston/Agência Brasília

O reservatório do Descoberto, principal responsável pelo abastecimento do Distrito Federal, opera, nesta quarta-feira (24/8), com 62,6% da capacidade total, segundo o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Mesmo com o nível baixo, a Adasa garante que não há risco de desabastecimento no DF. De acordo com a empresa, o valor de referência para o volume do Descoberto em agosto é de 59%; por isso, ainda está dentro da normalidade.

Rprodução

São 109 dias sem chuvas na capital federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve continuar seco, abafado e sem previsão de chuva no DF. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 20%.

“É uma precisão normal para o mês em que nós estamos. Umidade baixa, tempo seco e sem previsão de chuva por mais algumas semanas. Quando a chuva voltar a cair, será de forma isolada”, comentou o meteorologista Mamede Luiz Melo.

Em setembro, a média do volume do Descoberto é de 48%. O mês que deve chegar ao nível mais baixo é outubro, com 41%. O segundo reservatório mais importante do DF, o Santa Maria, está com 85,4% da capacidade total.

Com a chegada da chuva constante na capital federal, o nível dos reservatórios deverá voltar a subir. Até lá, o pedido da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é de que o brasiliense continue a consumir água de forma consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias