A partir de 1º de outubro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) exigirá a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas final 1 e 2. Após a data será necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2022 para a circulação desses transportes nas vias. Prazo para a regularização termina em 30 de setembro.
Para obter o documento, o proprietário deverá pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), a taxa de Licenciamento e, se houver, as multas pendentes. Após a quitação dos débitos, o dono do veículo deverá emitir o CRLV-e por meio do portal de serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran Digital.
O documento também pode ser obtido no aplicativo do Governo Federal, Carteira Digital de Trânsito. Desde 2021, o certificado de licenciamento é emitido apenas no formato digital.
Segundo o Detran-DF, 1.953.953 veículos circulam pelo Distrito Federal. Desse total, 734.347 já renovaram o licenciamento. Neste ano, a exigência do documento ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de outubro, conforme o final da placa do veículo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.