segunda-feira, dezembro 23

Câmara participa de Teste de Integridade das urnas eletrônicas no segundo turno

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Serão auditadas 20 urnas, sorteadas aleatoriamente entre todas as que estarão instaladas nas seções eleitorais no dia 30 de outubro

A Câmara Legislativa do Distrito Federal já está pronta para sediar o segundo turno do teste de Integridade das urnas eletrônicas, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). A CLDF oferece o ambiente físico, recursos tecnológicos e força de trabalho. Haverá, também, transmissão ao vivo por meio da TV Câmara Distrital. O processo começa sábado (29), às 8h, e termina domingo (30), às 17h.

Previsto na Resolução do TSE 23.673/2021, a realização do Teste de Integridade das urnas ocorre nos dias de votação como forma de comprovar a segurança e a confiabilidade do pleito eleitoral. O procedimento contará com a participação de cerca de 120 pessoas, dentre embaixadores, diplomatas e observadores internacionais. As ilhas de auditoria foram montadas no Foyer do Plenário e contam com computadores, impressoras e urnas eletrônicas.

Serão auditadas 20 urnas, sorteadas aleatoriamente entre todas as que estarão instaladas nas seções eleitorais no dia 30 de outubro. No primeiro turno, o juiz eleitoral Romes Eduardo Oliveira, responsável pelo processo finalizou o procedimento de votação e apuração das urnas sorteadas para a auditoria às 17h34. 

“Homologo que o resultado (proclamado) pela comissão dá total e plena coincidência entre os resultados apurados nos boletins de urnas das eletrônicas com o sistema de apoio de votação. Portanto, não havendo divergências a serem apuradas”, declarou o magistrado.

O processo acontecerá simultaneamente em todo o País. No prédio da Câmara Legislativa serão utilizadas catorze urnas sem a coleta da biometria do eleitor. Na Escola Canadense de Brasília, será colocado em prática projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade em seis urnas. Lá, o procedimento ocorrerá com a participação de eleitores voluntários que, após votar no dia do pleito, serão convidados a participar da iniciativa em local adjacente ao da votação.
 

Sorteio das urnas que serão auditadas

 
De acordo com o juiz eleitoral Romes Eduardo Oliveira, responsável pelo processo, no DF, no sábado (29), véspera da eleição, em cerimônia pública, a partir das 8h, no Plenário da Câmara, serão sorteadas as seções eleitorais que serão auditadas. Em seguida, as urnas eletrônicas destinadas às seções sorteadas, que estavam prontas para serem utilizadas, serão transportadas para a CLDF e para a Escola Canadense de Brasília.

Serão 14 urnas deslocadas para a Câmara e outras seis irão para a Escola Canadense. Novas urnas serão preparadas e enviadas para uso nas seções eleitorais. 

Ainda no sábado, após a chegada das urnas na Câmara, no final da tarde, o ambiente será lacrado e ninguém poderá adentrá-lo até o juiz deslacrá-lo às 6h30 de domingo. Durante todo este período o ambiente será filmado ininterruptamente.
 


As cédulas de papel foram preenchidas previamente por partidos políticos e algumas faculdades, a pedido do TRE-DF, com números reais dos candidatos para utilização no Teste de Integridade. As cédulas estão lacradas em urnas de lona. No domingo, em ambiente também filmado e transmitido ao público pelos canais, as urnas que estavam prontas para utilização na eleição serão ligadas e funcionarão como se estivessem na seção eleitoral. 

As urnas eletrônicas receberão os mesmos votos que estão consignados em cédulas de papel e, ao final do dia da eleição, o resultado eletrônico e o dos votos em papel serão comparados.

Todos os procedimentos são filmados em vídeo, publicados ao vivo pela internet e auditados por empresa independente.
 


O Teste será realizado no mesmo horário de funcionamento da eleição real e terminará às 17h. A partir deste momento, será encerrada a votação simulada e emitidos os Boletins de Urna Eletrônica e dos votos nas cédulas de papel, inseridos no computador.

O objetivo é confirmar a coincidência dos resultados. Se houver divergências, os vídeos das câmeras das urnas eletrônicas serão verificados até que se encontre o momento do possível erro de digitação na urna eletrônica.
 

Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *