Participantes de 18 a 59 anos serão recrutados para o estudo de desenvolvimento do imunizante
REPRODUÇÃO/RECORD TV
O estudo realizado pelo Instituto Butantã tem o objetivo de incluir 350 participantes na fase III
BALANÇO GERAL | Do R7
O Balanço Geral mostrou que os testes para uma vacina contra a dengue já começaram e 16 centros de pesquisa participam do estudo realizado pelo Instituto Butantã para o desenvolvimento do imunizante.
No estudo fase III duplo-cego, como é chamado, dois voluntários recebem a vacina, enquanto um recebe placebo. Para a realização, serão recrutados participantes de 18 a 59 anos que ainda não tiveram contato com a dengue.
”O nosso objetivo é incluir 350 participantes nessa fase do estudo. Na primeira visita, ele recebe a dose da vacina e, depois, volta para acompanhamento por mais cinco visitas no período de um ano. A gente também vai fazer acomapanhamento telefônico no intervalo entre as visitas”, explica a enfermeira Isabelli Guasso.
A pesquisa tem como objetivo disponibilizar o imunizante para a população brasileira por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, é fundamental a participação de pessoas interessadas em ajudar. ”É uma doença que machuca os brasileiros há muitos anos e agora temos a possibilidade de fazer parte desse estudo que vai ser tão importante”, explicou o voluntário Luciano Almeida, que já recebeu a dose.