A relação Cintura Quadril é um cálculo nutricional usado para diagnosticar o risco de doenças cardíacas e episódios como infarto, AVC e doenças relacionadas ao coração.
Sendo assim, os resultados apontam como anda a saúde cardiovascular de um indivíduo, baseado em suas medidas antropométricas e circunferências.
Nesse sentido, quanto maior for a circunferência abdominal e a circunferência de cintura, mais elevada é a chance do paciente sofrer alguns desses eventos.
Portanto, tanto homens quanto mulheres devem controlar o peso e impedir que a relação Cintura Quadril ultrapasse os valores considerados normais.
Passo a passo para medir as circunferências corporais
O cálculo da relação Cintura Quadril é fácil e extremamente prático. Ele é usado para traçar planos de emagrecimento e definir que abordagens serão utilizadas para impedir que os riscos aumentem ainda mais.
Além disso, quando a relação Cintura Quadril está alta, exames complementares devem ser prescritos, para verificar se existe alguma condição bioquímica grave como hipercolesterolemia, diabetes tipo 2 e gordura no fígado.
Sendo assim, o cálculo da relação Cintura Quadril é feito da seguinte forma:
Circunferência de cintura
- Uma fita métrica é colocada em volta do abdômen (o/a paciente deve estar sem camisa);
- Após a fita ficar ajustada, deve-se medir a circunferência da cintura (em volta do abdômen) e anotar os resultados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a circunferência de cintura máxima para as mulheres é de até 88 cm, já a circunferência de cintura para os homens é de até 102 cm.
Circunferência do Quadril
- Basta medir a circunferência total da região do quadril, que compreende a parte mais larga das nádegas;
- A fita deve dar uma volta no entorno da região, é preciso ter cuidado para que o entorno seja o mais reto possível, evitando um círculo imperfeito.
Fase final: Obtendo o resultado
Esta fase divide a circunferência encontrada na cintura pelo resultado da circunferência do quadril. Sendo assim, se uma mulher tem 65 cm de cintura e 80 cm de quadril, basta dividir 65÷80 = 0,81.
Com este resultado, a relação Cintura Quadril desta paciente é de 0,81. Este valor encontrado é considerado normal.
No entanto, existe uma tabela que classifica os riscos cardiovasculares a partir do resultado da relação Cintura Quadril.
Valores de Referência Cintura Quadril (Risco Cardiovascular)
Mulheres
- Risco Baixo: até 0,80
- Risco Moderado: 0,81 até 0,85
- Risco Alto: Acima de 86
Homens
- Risco Baixo: até 0,95
- Risco Moderado: 0,96 a 1,0
- Risco Alto: Acima de 1,0
Em resumo, a relação Cintura Quadril ideal para as mulheres é de até 0,80, já para os homens deve estar no máximo até 0,95.
Além deste cálculo, o IMC também deve ser realizado para acompanhar a classificação nutricional de acordo com o peso e estatura do paciente.
Valores acima do recomendado: O que eles indicam?
Quando o resultado da relação Cintura Quadril está acima do padrão ideal (0,80 para mulheres e 0,95 nos homens) significa que o paciente tem tido alguns hábitos alimentares errados.
Isso porque o risco cardíaco e vascular nessa situação é alto, facilitando as chances de infarto, acidente vascular cerebral, parada respiratória ou cardíaca.
Nesse sentido, existe uma relação direta entre o acúmulo de gordura e o alto risco desses acontecimentos.
No entanto, o acúmulo de gordura tão expressivo só pode ser atingido através de excesso na ingestão de alimentos e nutrientes como gordura e carboidratos.
Tratamento para relação Cintura Quadril Alta
É feito com a ajuda de um médico e nutricionista.
O profissional médico é responsável por solicitar exames de acompanhamento, a fim de investigar possíveis doenças e resultados que comprometem a saúde do paciente.
Então, o nutricionista trabalha elaborando um plano alimentar e acompanhamento nutricional visando a redução da porcentagem de gordura na região abdominal e no quadril.
Além disso, as mudanças incluem a prática de exercícios físicos regulares, que aumentam o gasto de energia e diminuem as reservas de gordura.
Por fim, na hipótese de exames com alterações graves o uso de medicamentos é feito. Dentre esses medicamentos estão:
- Metformina e Glifage: Redução da glicose e controle do Diabetes
- Sinvastatina, Rosuvastatina e Atorvastatina: Controle das taxas de colesterol
- Losartana e Hidroclorotiazida: Controle da Hipertensão
- Pioglitazona e Levotiroxina: Tratamento de gordura no fígado.
Como diminuir a relação Cintura Quadril
1- Faça exercícios físicos localizados
Esses exercícios têm como objetivo definir partes específicas dos músculos, como os do abdômen e da região dos glúteos.
Porém, devem ser executados com a ajuda de um professor de educação física, para evitar lesões e inflamações dolorosas.
2- Evite alimentos industrializados e ultraprocessados
A base desses alimentos práticos são gorduras saturadas e açúcar refinado, dois dos ingredientes que mais contribuem para o acúmulo de gordura no organismo, sobretudo na região da cintura.
3- Diminua o valor calórico da alimentação
Elimine de 300 a 500 calorias da alimentação diária, assim irá perder peso aos poucos, sem causar o efeito sanfona.
No entanto, procure ajuda nutricional para a escolha dos melhores alimentos e para estabelecer quais são as necessidades nutricionais básicas do seu organismo.
4- Aumente o consumo de alimentos crus
Verduras, legumes e frutas são as melhores opções para quem precisa diminuir a relação Cintura Quadril.
Além de fibras, fornecem vitaminas, minerais e tem um valor calórico menor que outros alimentos como massas, pães e arroz.
5- Prefira proteínas magras
Nem todas as proteínas são saudáveis, existem carnes que são ricas em gorduras saturadas como acém, lombo de porco ou carnes com pele.
Neste caso, você deve preferir as carnes mais magras como peito de frango, coxão mole, e alguns peixes sem capas de gordura.
Outra opção é aumentar a ingestão de proteínas vegetais como as leguminosas (grãgrão-de-bicoo de bico, feijão, lentilha) grãos integrais (soja, aveia, gérmen de trigo) e sementes (linhaça, girassol, abóbora e gergelim).
Conclui-se que controlar a relação Cintura Quadril é fundamental para fortalecer o coração e o sistema respiratório, além de impedir doenças como Obesidade e Diabetes tipo 2.
Renato Fernandes da Silva
CRN9 22289
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.
Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.
Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.
Fonte: https://blogdasaude.com.br/