Pelo menos quatro incêndios florestais estão atualmente ocorrendo no sul da Califórnia, de acordo com o Los Angeles Times.
Um campanário é tudo o que resta da Igreja Batista de Altadena, fundada por uma congregação sueca na década de 1920 e hoje uma comunidade religiosa racialmente diversa.
Cerca de 15 famílias da congregação também perderam suas casas nos incêndios florestais, disse o reverendo George Van Alstine, 88, que faz parte da equipe da igreja há mais de 50 anos.
Van Alstine disse que um cofre contendo a história da igreja provavelmente foi perdido no incêndio, incluindo registros dos primeiros dias da igreja.
Ele disse que as congregações da comunidade — tanto cristãs quanto não cristãs — frequentemente trabalham juntas para servir seus vizinhos, incluindo a administração do banco de alimentos Altadena Congregations Serving Together, que ficava do outro lado da rua, na Altadena Community Church, e também foi destruída por incêndios florestais.
Van Alstine disse que os membros da igreja estavam se reunindo online na sexta-feira à noite para fazer check-in e falar sobre como ajudar seus vizinhos e planejar o futuro. Por enquanto, ele disse, eles estão levando as coisas um dia de cada vez.
“Estamos sobrevivendo”, disse ele.
Pelo menos quatro incêndios florestais estão atualmente ocorrendo no sul da Califórnia, de acordo com o Los Angeles Times. Pelo menos 24 pessoas foram relatadas mortas e mais de 12.000 estruturas queimadas, incluindo pelo menos uma dúzia de casas de culto. Entre elas estão o Templo Judaico de Pasadena, a Igreja Católica Corpus Christi e pelo menos 10 igrejas protestantes.
Outras congregações sofreram danos causados pelo incêndio, mas não foram completamente perdidas, incluindo a Calvary Chapel em Pacific Palisades, onde o santuário foi danificado, mas não todo o campus.
“Provavelmente perdemos o santuário e teremos que reconstruí-lo”, postou Justin Anderson, que começou como pastor da igreja esta semana, no X. “Mas, milagrosamente, o resto da propriedade está quase intocado.”
Anderson disse ao Religion News Service que o incêndio foi devastador e imprevisível, com algumas casas e prédios destruídos e outros poupados, aparentemente aleatoriamente. A igreja havia planejado realizar um encontro no fim de semana para os membros da congregação, mas teve que adiá-lo devido à natureza mutável do incêndio. Os cultos no fim de semana seriam realizados online e Anderson disse que espera lembrar aos membros da igreja que Deus ainda está com eles.
“Não estamos sozinhos nessa tragédia”, disse ele. A igreja também iniciou um fundo de desastre para ajudar aqueles com a congregação e seus vizinhos. Anderson disse que a congregação pode ajudar outras congregações e a comunidade em geral durante esse período.
Um eremitério e outros edifícios no Centro de Retiros Passionistas Mater Dolorosa também foram perdidos no incêndio, de acordo com uma atualização no site do centro de retiros .
“Faz todo o sentido entender que nossa fé é testada no fogo!”, escreveu o diretor do centro em uma atualização. “Mas somos peregrinos de esperança, como o Papa Francisco nos exortou este ano. A esperança não nos decepcionará. Nós nos recuperaremos e voltaremos a servi-los novamente.”
Van Alstine disse que as comunidades religiosas de Altadena afetadas pelo incêndio continuarão a ajudar seus vizinhos e começarão a planejar o futuro nos próximos dias. Por enquanto, ele disse, o escritório da igreja para a Altadena Baptist provavelmente ficará em sua casa. E ele espera que os membros da igreja em breve possam dar uma olhada no prédio em primeira mão.
Ele também disse que o sino na torre da igreja era de uma antiga igreja em Pasadena e era usado para convocar bombeiros voluntários no final dos anos 1800 e início dos anos 1900. A torre do sino ainda de pé simboliza que a igreja não se foi, disse Van Alstine, mesmo que o prédio tenha queimado.
“Talvez devêssemos mandar alguém lá no domingo e ligar”, ele disse.
Folha Gospel com informações de The Christian Today