CLDF dá sinal verde para contratação continuada de brigadas florestais pelo Ibram

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Com o intuito de prevenir e combater os incêndios florestais em unidades de conservação distrital, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) poderá contratar brigada especializada, de forma direta ou indireta, de forma contínua. É o que prevê o projeto de lei nº 1.493/2025, aprovado pela Câmara Legislativa com emendas, em dois turnos e redação final, nesta terça-feira (18/3).

O PL foi encaminhado pelo Executivo no final de janeiro, acompanhado de justificativa por parte do Ibram. No documento, o presidente da autarquia, Rôney Nemer, argumenta que, embora o Instituto Brasília Ambiental conte com uma equipe qualificada, o número de servidores é insuficiente para garantir a proteção das unidades de conservação.

Atualmente, a contratação de brigadistas está limitada a um período de seis meses, compreendendo apenas uma parte da estação de seca. “Além das ações de combate não abarcarem todo o período necessário, não se faz possível a realização de atividades de prevenção”, destaca Nemer.

Para o governo, ter uma brigada continuada, podendo ser renovada, tem vantagens operacionais e financeiras. “Com uma equipe de brigadistas em atividade permanente, há menos perda de tempo com treinamentos iniciais a cada ciclo e uma curva de aprendizado mais eficaz, resultando em maior capacidade técnica dos profissionais”, acrescenta o presidente do Ibram.

Com a tramitação concluída na Casa, o projeto volta ao Executivo. Apenas depois de sancionada (ou promulgada) e publicada, a norma passa a valer.

Denise Caputo – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias