Governo de Minas e Cemig incentivam projeto que promove formação gratuita para agentes culturais

Iniciativa permite que os participantes ampliem o conhecimento sobre elaboração e gestão de projetos culturais   

Com o objetivo de contribuir para a capacitação de agentes culturais, incentivando o desenvolvimento e a proposição de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) de Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e a Cemig estão incentivando o Projeta Cultura.

A iniciativa vai oferecer formação totalmente gratuita e on-line aos interessados, de maneira a ampliar o conhecimento sobre elaboração e gestão de projetos na área da cultura.

A proposta traz um conjunto de ações que auxiliam quem quer colocar no papel ideias inovadoras para inscrevê-las na Leic, e é voltada para os agentes culturais de experiências em áreas diversas, além de desenvolvimento de projetos.

Todo o material poderá ser acessado gratuitamente em www.projetacultura.art.br a partir desta quinta-feira (20/3). O trabalho é conduzido pelo Instituto Vivas.


Para Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, a companhia tem um compromisso com a democratização do acesso às práticas culturais e essa iniciativa dialoga com a proposta.

“O conteúdo virtual possibilita maior flexibilidade, permitindo que pessoas de diferentes localidades acessem. Interiorizar o fazer cultural, disponibilizando todo esse material, é contribuir para a profissionalização dos agentes e para o fomento do setor cultural no estado em sua totalidade”, enfatizou.

Para a subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, o Projeta Cultura é uma iniciativa inovadora que auxilia e potencializa os agentes culturais de todo o estado.

“Capacitar o setor e ampliar, modernizar e descentralizar o acesso aos mecanismos de fomento é um compromisso da Secult e do Governo de Minas”, destaca.

Formação inovadora

websérie tem dez episódios e é apresentada por Fernanda Vianna, atriz, diretora de teatro e produtora cultural. Os episódios percorrem temas como planejamento, orçamento, etapas de produção e público-alvo, oferecendo um passo-a-passo prático.

O material didático trabalha o tema de forma detalhada, servindo como uma apostila de consulta completa durante o processo. O agente cultural pode acessá-lo ao fazer o cadastro no link disponibilizado em todos os capítulos da websérie.

Já o Robozin, com acesso via material didático, funciona como um grande aliado e facilitador, auxiliando tanto na organização quanto na produção dos textos dos projetos.

Ele é um assistente virtual que utiliza tecnologia chatbot — programa de computador projetado para simular uma conversa humana. Por meio da inteligência artificial GPT (Generative Pre-Trained Transformer) da OpenAI, o Robozin entende as perguntas dos usuários e fornece respostas relevantes.

Primeiro percurso

Na primeira etapa do Projeta Cultura, que aconteceu em maio e junho de 2024, em Belo Horizonte, foram realizadas seis oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual.

Ao final, 52 participantes foram certificados e a iniciativa promoveu um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos.  

Nesta etapa, o projeto passou por Nova Lima, Santa Luzia, Sabará, Lagoa Santa, Betim, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba, Araguari, Três Marias e Pirapora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias