Mais de 120 mil famílias do DF poderão ter redução na conta de energia

Mais de 120 mil famílias de baixa renda do Distrito Federal poderão ter redução na conta de luz, a partir deste sábado (5). Com a alteração, domicílios registrados no Cadastro Único (CadÚnico) terão isenção integral no pagamento do consumo de eletricidade até 80 quilowatts-hora (kWh)

A iniciativa é resultado da Medida Provisória nº 1.300/2025, que modifica as regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em todo o território nacional. O ICMS continua isento apenas para consumo de até 50 kWh.

Além da gratuidade no uso de energia até o limite de 80 kWh, poderá haver dispensa de tributos – como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e o PIS/Cofins -, conforme o consumo mensal de cada família, segundo a Neoenergia.

Entre 51 e 200 kWh, será aplicada uma alíquota reduzida de 12%. Mesmo que o titular esteja isento da cobrança pelo uso de até 80 kWh, o ICMS poderá ser parcialmente cobrado, caso o total ultrapasse os 50 kWh.

A expectativa da Neoenergia é que os beneficiários comecem a receber as faturas com valores reduzidos ou até isentos já a partir de agosto, após o primeiro ciclo de leitura e faturamento.

A partir de janeiro de 2026, a medida será ampliada para núcleos familiares com renda entre meio e um salário mínimo por pessoa e consumo de até 120 kWh/mês. Para ter direito ai benefício, a família deve estar inscrita no CadÚnico.

Fonte: Radar DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Home Papelaria
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Brasil

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade