Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida

Nos últimos sete anos, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, governador e vice-governador de Goiás, derrubaram a hegemonia política do oligarca Marconi Perillo, ex-governador e líder tucano, especialmente na estratégica região do Entorno do Distrito Federal.

Com quase 1 milhão de eleitores, equivalente a 22% do eleitorado goiano, o Entorno era o último reduto de Perillo.

A soma dos eleitores das 29 cidades que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), chega a 868.087 mil.

Só os dez maiores municípios da região representam mais da metade dos votos que há na capital goiana.

A conquista política do Entorno do Distrito Federal por Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, começou no início da primeira gestão, em 2019, com a decisão de reconstruir o Hospital de Alta Complexidade Hugo 9, em Águas Lindas de Goiás.

Abandonado por 15 anos devido à corrupção que permeou os governos de Marconi Perillo (PSDB), o hospital era um símbolo de descaso.

Médico por formação, Caiado assumiu pessoalmente a responsabilidade de recuperar a unidade, transformando-a em referência na Rede de Assistência Médica para a região mais carente do estado.

A iniciativa, aliada à vitória esmagadora de Caiado em 2022, com cerca de 70% dos votos em cidades como Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia e Novo Gama, consolidou o domínio de Caiado/Vilela sobre o Entorno, sepultando a oligarquia Perillo, ex-governador tucano.

Daniel Vilela, presidente regional do MDB, emergiu como uma liderança central no Entorno, articulando alianças com prefeitos, deputados e até opositores, como a deputada federal Lêda Borges (PSDB).

Sua estratégia incluiu agendas intensas, com entregas de equipamentos e inaugurações, como as do programa Goiás Social, que combina assistência social, capacitação profissional e infraestrutura,  a exemplo da Escola do Futuro, em Valparaíso.

A base aliada elegeu mais de 200 prefeitos em Goiás em 2020, demonstrando capilaridade política.

No Entorno, Daneil Vilela fortaleceu sua posição como sucessor natural de Caiado para 2026, quando o governador deve renunciar para disputar a Presidência ou ao Senado, garantindo que a região permaneça um pilar eleitoral.

Além da recuperação do Hugo 9, a gestão Caiado, com forte participação de Vilela, trouxe avanços  ao Entorno, como obras viárias, melhorias no transporte público e reforço na segurança, com operações contra o crime organizado.

Apesar de desafios persistentes, a redução da criminalidade e a expansão de unidades de saúde e escolas técnicas atenderam às demandas de uma população em crescimento.

Esses resultados consolidaram a popularidade da dupla, que transformou o Entorno, historicamente negligenciado, em um polo de desenvolvimento integrado ao Distrito Federal e a Goiânia.

Como provável governador em 2026, Daniel Vilela compromete-se a dar continuidade ao legado de Caiado, com foco no fortalecimento do Entorno.

A liderança de Vilela no MDB e sua habilidade em atrair apoio político o posicionam como favorito para manter a trajetória de desenvolvimento iniciada por Caiado.

Fonte: Radar DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias