Participar das atividades da igreja ajuda a reduzir estresse e solidão, mostra estudo

A pesquisa mostrou que os que congregam regularmente têm níveis de estresse quase 40% mais baixos e um senso de esperança 20% mais alto.

Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)
Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)

Uma nova pesquisa revelou que congregar em uma igreja é benéfico não apenas para a vida espiritual, mas também para a saúde física e emocional.

O estudo “Estado da Bíblia”, realizado pela Sociedade Bíblica Americana nos Estados Unidos, mostrou que pessoas engajadas na sua igreja local apresentam menos estresse, ansiedade e solidão do que aqueles que frequentam pouco ou não frequentam uma igreja.

A pesquisa, divulgada na semana passada, entrevistou americanos e os classificou em níveis de engajamento na igreja: alto, médio e baixo.

O relatório definiu como engajamento o “envolvimento de um indivíduo na vida, missão e comunidade de uma igreja local” e “aprender e crescer na fé, relacionamentos significativos com as pessoas na igreja e uso ativo dos dons no trabalho da igreja”.

Os pesquisadores afirmaram que a diferença na saúde mental entre os grupos foi grande. Os entrevistados que congregam regularmente em uma igreja relataram níveis de estresse quase 40% mais baixos.

Maior senso de esperança

O sentimento de solidão nesse grupo também cai cerca de 20%, enquanto seu senso de esperança para o futuro aumenta quase 20%.

“Se você está envolvido o suficiente na igreja para dirigir o programa de Natal das crianças, pode argumentar que o envolvimento da igreja leva a mais estresse e ansiedade. No entanto, nossa pesquisa descobriu que, em geral, o alto envolvimento da igreja está associado a menor estresse e ansiedade, bem como menos solidão e maior esperança”, afirmou o estudo.

Assim como a leitura da Bíblia, ter comunhão com os irmãos da igreja local faz bem para a saúde.

“A vida das pessoas melhora quando elas se envolvem com sua igreja – não apenas frequentando, mas usando seus dons, desenvolvendo relacionamentos e aproveitando as oportunidades para crescer espiritualmente”, comentou John Farquhar Plake, diretor de inovação da Sociedade Bíblica Americana.

Desigrejados

Apesar dos benefícios, muitos cristãos não estão participando ativamente em sua igreja e cerca de metade não está frequentando uma congregação nos Estados Unidos, conforme o novo estudo.

Artigos Religiosos

Cerca de 64% dos americanos se identificam como cristãos, mas apenas 55% afirmaram ter frequentado a igreja nos últimos seis meses. Já 45% dos cristãos nunca frequentam a igreja.

Fonte: Guia-me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Brasil

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade