Defesa de Bolsonaro nega fuga e afirma que rascunho de asilo à Argentina não passa de especulação

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou, nesta sexta-feira (22/8), explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rascunho de um pedido de asilo político à Argentina encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-mandatário. O prazo para manifestação havia sido estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes e se encerraria às 20h34.

O documento localizado pelos investigadores é um arquivo de texto em que Bolsonaro alega ser alvo de perseguição no Brasil “por motivos e por delitos essencialmente políticos”. No rascunho, ele também menciona medidas cautelares impostas pelo STF e cita os artigos 359-I e 359-M do Código Penal brasileiro.

“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares”, escreveu Bolsonaro no texto encontrado pela PF.

Diante da descoberta, Moraes determinou que a defesa do ex-presidente se pronunciasse em até 48 horas nos autos da ação penal.

Em resposta, os advogados de Bolsonaro argumentaram que o rascunho, datado de fevereiro de 2024, não pode ser considerado um indício de tentativa de fuga. “Seria necessário avisar à Polícia Federal, especialmente ao setor de inteligência, que o processo criminal que originou as cautelares foi proposto um ano depois e, desde então, o ex-presidente compareceu a todos os seus atos, inclusive estando em sua residência quando determinado o uso de tornozeleira por Vossa Excelência (Moraes)”, afirmou a defesa.

O episódio se soma a outros desdobramentos das investigações que miram o ex-presidente, atualmente alvo de diferentes processos no Supremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias